A Aventura da Terra: Um planeta em Evolução

O visitante é convidado a realizar um percurso expositivo acompanhando a sucessão dos principais eventos astronómicos, geológicos e biológicos que contribuíram para a formação do nosso planeta ao longo dos seus 4600 milhões de anos de história. Antecedida por uma breve introdução à origem do próprio Universo, a História da Terra é representada de forma a permitir que o visitante apreenda a sua relatividade temporal, partindo de uma escala real rectilínea com aproximadamente 100m.

A Aventura da Terra

Quando: 
19 de November de 2009 to 31 de December de 2018
Onde: 

Sala Bocage

Esta exposição relata a história e evolução da Terra ao longo dos últimos 4 600 milhões de anos.

A história desenrola-se ao longo de um friso cronológico com cem metros, no qual se referem os sucessivos eventos geológicos e biológicos que ilustram os episódios evolutivos mais marcantes da história da Terra.

Como cada metro representa 50 milhões de anos (Ma), o público é levado a compreender a história do planeta e a evolução da vida na sua verdadeira relação temporal.

Foram concebidos 3 níveis de leitura ao longo de todo o percurso expositivo:

1.     O friso cronológico

2.     Os globos terrestres onde na base estão retratadas condições do período

3.     Clusters/painéis expositivos com temas mais aprofundados que desenvolvem temas mais específicos, considerados relevantes para a compreensão dos momentos mais marcantes da evolução. Ainda dentro destes nascem outras caixas com detalhes científicos mais profundos direcionados aos mais curiosos e ávidos de conhecimento.

 A exposição visa ajudar a compreender a imensidão do tempo geológico e a sua relatividade em relação aos diversos acontecimentos, como o aparecimento da vida e do ser humano. Mostra que a vida na Terra evoluiu desde formas primitivas simples (unicelulares) até formas mais complexas (pluricelulares com órgãos especializados) e permite construir uma consciência do passado.

O visitante poderá enquadrar e valorizar melhor o nosso planeta, a sua fragilidade face à interferência do Homem no Sistema Terra que, embora ínfima à escala do tempo geológico, se revela extensa nos seus efeitos.

A Aventura da Terra tenta contribuir para a interiorização da urgência em perspetivar o futuro do nosso planeta em termos da relação do Homem com o Ambiente, de forma a garantir a perpetuação do inestimável legado que é a Terra.

Exposição de longa duração