Skip to main content
Conferência

Data

30 January 2023 — 17h00 - 18h00

Local

Canal YouTube do MUHNAC

O local hoje ocupado pelo edifício do Museu Nacional de História Natural e da Ciência foi continuamente ocupado desde o início do século XVII, com edifícios sucessivamente reconstruídos sobre as ruínas de construções anteriores, acolhendo diversas instituições. Contudo, apesar da sua longevidade e importância, existem poucos estudos que abordem a história destas construções numa perspetiva arquitetónica.
Focando-se no período ocupado pelo Real Colégio dos Nobres (1761 - 1834), após a reconstrução do antigo Noviciado jesuíta na sequência do terramoto de 1755 em Lisboa, pretendeu-se a produção de uma proposta de reconstituição das plantas do edifício naquela época (entretanto perdidas) como forma de ilustrar uma momento chave da vida do edifício. Partindo de um texto anónimo que descreve os espaços interiores do Colégio em 1772 - o Rellação das Cazas, foi realizada uma investigação que sistematizou diversa informação disponível sobre o edifício a qual, cruzada com o texto, permitiu formular uma proposta de reconstituição das plantas. No contexto deste processo, foi ainda possível apurar a autoria do texto de 1772.

Com: Clara Branco | Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Moderação: Marta Lourenço | Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa
 

NOTA BIOGRÁFICA
Clara Branco é licenciada e mestre em arquitetura pela Universidade de Lisboa, com especialização em interiores e reabilitação do edificado. Terminou o curso em julho de 2022, altura em que apresentou a sua dissertação de mestrado com o titulo Contributo para uma anamnese. Proposta de reconstituição das plantas do Real Colégio dos Nobres de Lisboa em 1772. O tema deste trabalho vai ao encontro dos princípios gerais do curso, evidenciando a necessidade de se produzir conhecimento sobre o património edificado do país, afirmando o seu gosto pessoal em aprofundar estes temas no âmbito da arquitetura.

Assista em direto no Canal Youtube do MUHNAC

 

EM PARCERIA COM:
CIUHCT