Planetarium

O Planetário do Museu Nacional de História Natural e da Ciência integra uma sala com 38 confortáveis lugares, uma cúpula com 6,5 metros de diâmetro e um projetor ZKP2, Skymaster, da Zeiss que, desde 1995, tem feito chegar a um público diversificado, a simulação do céu visível à vista desarmada.

Ao longo dos anos estiveram, neste espaço, mais de 100 000 visitantes na sua maior parte estudantes, que puderam contemplar céu do hemisfério norte e do hemisfério sul.

A característica singular de um Planetário mais pequeno é que facilmente se torna um espaço intimista: o operador interage com o público, torna-o participante ativo nas sessões e encoraja a sua curiosidade.

A missão do nosso Planetário não passa só pela sensibilização e promoção do interesse do visitante em temas de astronomia e de astrofísica, assume também uma vocação social ligando a astronomia às atividades humanas e às contribuições portuguesas para a história universal.

A sua identidade assenta numa oferta sólida de conteúdos científicos elaborados por técnicos qualificados, que de forma rigorosa, desenvolvem estratégias para os tornar acessíveis a diferentes públicos. Tendo por matriz um céu estrelado, desenvolvem-se temas para sessões que não é possível assistir em nenhum outro lugar, de que são exemplo, “O Céu de Galileu!” ou “A Astronomia dos Lusíadas”. O visitante pode participar nestas sessões enquadrado em grupos organizados e mediante marcação prévia.

Visite-nos e disfrute de um espaço único!