LABOR-ATÓRIO LIVRO-ATÓNITO

Pintura sobre papel | Exposição de Jorge dos Reis

Quando: 
17 de Março de 2017 a 23 de Abril de 2017
Onde: 

Laboratório de Química Analítica | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

"Este projecto coloca o espaço da página do livro científico e o espaço do laboratório em contraponto e justaposição. O livro de estudo ou manual de trabalho habita no espaço laboratorial de investigação.

Deste modo são as páginas da edição que se agrupam nos cadernos constituintes do livro; para assim surgirem planificadas e no seu todo constituírem o próprio manual livresco distribuído pelo laboratório.

O trabalho apresentado é constituído por trinta pinturas, em acrílico sobre papel, no formato 70x100 com dobras que pretendem representar o livro científico de laboratório, planificado e a sua imposição tipográfica.

As linhas horizontais representam as linhas da escrita científica com abertura de parágrafo e entrelinha. A volumetria do traço diz respeito ao tamanho do corpo de letra seleccionado tendo em conta a diversidade gráfica dos manuais de ciência onde encontramos texto próprio, citações dentro e fora do texto, notas de rodapé e legendas de figuras.

Esse modo atónito aquando da realização da leitura de vários textos científicos em simultâneo ou em sequência é representado pela sobreposição das linhas de dois ou mais textos e pela proximidade dos traços apenas separados pelos vincos e pelas dobras dos cadernos nos livros ou manuais de laboratório."

Jorge dos Reis


Inauguração da exposição dia 16 de março, às 19h00.

Exposição temporária