Exposição permanente

18 Maio 2007 - 31 Dezembro 2050

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

O Laboratorio e o Amphiteatro de Chimica da Escola Politécnica são uma jóia histórica e científica da Universidade de Lisboa, da cidade e do país. É, possivelmente, o único sobrevivente dos grandes laboratórios de ensino e de investigação das universidades europeias.

Desde a sua construção que se elogia a monumentalidade, funcionalidade e elegância do espaço. Num primeiro impacto, o Laboratorio tem relevância pela sua beleza, singularidade e atmosfera autêntica que proporciona a quem o visita.

Do ponto de vista histórico, a evolução do Laboratorio Chimico ao longo do tempo é muito relevante para a história da Química e do seu ensino, particularmente em Portugal. Além do espaço, que constitui em si mesmo um documento histórico de valor inegável, existe uma extensa documentação arquivística e iconográfica que complementa e intensifica a importância do Laboratorio como fonte para a história da ciência. É aqui que se concentra uma das mais importantes coleções de Química da Europa, proveniente deste mesmo espaço.

É esta integração coleção-espaço-arquivo que torna o Laboratorio particularmente singular, possibilitando inúmeras e frutuosas abordagens, quer para a divulgação da ciência e do ensino da ciência junto do público em geral, quer para a investigação histórica.