Cristiane Bastos-Silveira

Cristiane Bastos-Silveira

Curador Convidado

Desde 2006 desenvolve a sua investigação no MUHNAC, onde exerce funções de Curador Convidado da Coleção de Mamíferos. Tem como principal foco de estudo os padrões e processos evolutivos que geram a diversidade de mamíferos que ocorrem na Península Ibérica e África.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia-Brasil (1986), trabalhou no Museu de Zoologia do Instituto de Biologia da UFBA, onde foi responsável pela identificação, incorporação e conservação de exemplares de peixes marinhos. Em Portugal, concluiu o Mestrado em Conservação da Diversidade Animal na Universidade de Lisboa (1998) com uma tese que envolveu o estabelecimento do primeiro programa europeu de reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção, coordenado por um jardim zoológico português. Trabalhou nos Serviços de Gestão Animal do Zoo de Lisboa. Doutorou-se em Zoologia pela University College London, Reino Unido (2003), com uma tese que envolveu a utilização de dados morfológicos e genéticos na identificação de espécies de antílopes Africanos. Após o doutoramento regressou à Universidade de Lisboa, onde implementou várias técnicas no laboratório de Biologia Molecular da Faculdade de Ciências e colaborou com projetos envolvendo raças autóctones e espécies endémicas portuguesas. Desde 2006 desenvolve a sua investigação no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, onde exerce funções de Curador Convidado da Coleção de Mamíferos.

No MUHNAC, as atividades de investigação e curadoria, coordenação e participação em projetos de investigação nacionais e internacionais, bem como orientação de teses de mestrado e doutoramento, estão relacionados com a utilização das coleções de história natural como bibliotecas de informação para iniciativas internacionais de disponibilização de dados primários de biodiversidade (Global Biodiversity Information Facility - GBIF), identificação molecular das espécies (DNA Barcoding of Life - CBOL) e bibliotecas digitais de recursos educativos (Natural Europe & Europeana).

Informação de contacto