César Garcia

César Garcia

Curador convidado

Doutor em Ecologia pela Universidade de Lisboa, 2006. Curador da coleção de briófitos – Herbário LISU (MUHNAC)

Briólogo, desenvolve estudos em ecologia e taxonomia de briófitos desde os anos 90 começando motivado pela cadeira de Botânica Criptogâmica quando ainda era aluno da licenciatura em Biologia Vegetal Aplicada na FCUL.

O principal objetivo do seu trabalho de doutoramento foi contribuir para o conhecimento e caracterização da biodiversidade de musgos e hepáticas no tronco e ramos de diferentes espécies de árvores do género Quercus em Portugal, especialmente nos sítios da Rede Natura 2000. Foram atualizados os padrões de distribuição das espécies, os seus requisitos ecológicos e identificadas as principais ameaças à manutenção dessas comunidades epifíticas.

Desde 2007 trabalha na caracterização das principais comunidades de briófitos no Arquipélago São Tomé e Príncipe com especial relevo também para as espécies epifíticas da floresta primária e secundária, com a identificação de áreas relevantes para a conservação, com alta incidência de espécies endémicas ou raras. Herborizou durante a sua carreira cerca de 15.000 espécimes de briófitos armazenados no herbário LISU (MUHNAC-Universidade de Lisboa).

É autor de duas espécies novas para a ciência, Zygodon catarinoi e Dendroceros paivae em homenagem a dois ilustres botânicos portugueses, além de novas adições para a Europa, África, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Desenvolve igualmente outros estudos relacionados com a monitorização das comunidades epifíticas na região de Lisboa relacionando a qualidade do ar, estudando igualmente o efeito das alterações climáticas em diferentes espécies de briófitos.

Foi recentemente co-autor do Atlas e Livro Vermelho dos Briófitos Ameaçados de Portugal e é membro da Comissão para a Sobrevivência das Espécies de briófitos da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).