Coleções de Naturalista

A observação de verdadeiras coleções, mostrando a diversidade do reino Animal, pode constituir ainda hoje uma surpresa.

Coleções de Naturalista

Quando: 
6 de Julho de 2006 a 31 de Dezembro de 2018
Onde: 

Sala da Baleia

A descoberta de novos mundos, animais, plantas e culturas até aí desconhecidos fascinaram e alimentaram a imaginação dos nossos antepassados. Estes objetos coligidos em expedições vão estar na origem dos Gabinetes de Curiosidades no séc. XVI, que mais tarde darão origem aos Museus de História Natural.

Na sua origem, estas instituições além de “depósito” de objetos naturais eram também os centros da investigação sobre a Natureza. Os cientistas desta área eram os Naturalistas, que estudavam tudo o que fosse relacionado com a Natureza – Antropologia, Botânica, Geologia, Paleontologia, Zoologia, etc.

Os conhecimentos adquiridos nestes estudos eram depois utilizados na formação dos alunos. Os Museus de História Natural estão assim intimamente ligados não só à investigação, mas também à formação académica.

A exibição das coleções zoológicas dos museus constituíam uma oportunidade para os visitantes descobrirem exemplares que nunca teriam possibilidade de observar no campo.

A observação de verdadeiras coleções, mostrando a diversidade do reino Animal, pode constituir ainda hoje uma surpresa que, esperamos, continue a estimular a curiosidade do visitante.

Exposição de longa duração