Banco de ADN de Plantas

Garante ADN de qualidade da Flora Portuguesa para estudos de biodiversidade como base para o estabelecimento de padrões de DNA barcode e suas aplicações, incrementando estudos taxonómicos, sistemáticos, genéticos, evolutivos e de conservação.

Garante ADN de qualidade de plantas para estudos de biodiversidade como base para o estabelecimento de padrões de DNA barcode e suas aplicações, possibilitando estudos taxonómicos, sistemáticos, genéticos, evolutivos e de conservação. A coleção tem como fim servir de base a trocas e permutas entre instituições, providenciando um recurso genético a longo termo que poderá ser usado à luz de novos desenvolvimentos tecnológicos.

Dedicada à conservação de DNA da flora ameaçada Portuguesa recebe também amostras provenientes de espécies preservadas no Banco de Sementes A. L. Belo Correia, da coleção viva do Jardim Botânico (MUHNAC), de espécies provenientes de expedições de campo ou de projetos de investigação. Conta com 1685 exemplares em coleção dos quais 696 estão catalogados. Tem como lista de taxa alvo a Diretiva Habitats, inclui ADN de 23% destas espécies do Continente português.

Cada espécime catalogado é constituído pela aliquota de ADN conservada a -80ºC, pelos seus metadados que incluem identificação, referência GPS de origem, imagens e outros e referência a um voucher depositado em herbário.

Contém amostras de dois tipos: (i) TAXON, com uma a cinco amostras por taxon cobrindo a sua área de distribuição, são referenciadas por um ou mais espécimes de herbário e (ii) POP, no caso em que são amostradas várias populações extensivamente, um número limitado destas vem a integrar a coleção do banco, geralmente uma por população, estas são referenciadas com um espécime de herbário por cada população amostrada.

A coleção teve início em 2010. Ela baseia-se no laboratório de biologia molecular e Banco de Germoplasma do MUHNAC, com o apoio de alguns colaboradores voluntários. Tem como curadora Helena Cotrim.

Curador: 
Tipo de coleção: 
Coleção de História Natural
Unidade: