Mamíferos

A coleção de mamíferos do MUHNAC é constituída por cerca de 6.000 exemplares que representam todas as 7 ordens e 23 das 25 famílias de mamíferos terrestres e marinhos que ocorrem em Portugal.

A coleção de mamíferos do MUHNAC teve o seu início na década de 80 e é composta, maioritariamente, por mamofauna portuguesa. Grande parte do acervo deve-se à colaboração de investigadores, principalmente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que depositam no Museu os exemplares dos seus projetos de investigação. A incorporação de novos exemplares também é fruto de parcerias com instituições de conservação que monitoram a fauna e recolhem animais mortos por atropelamentos ou arrojamentos em praias.

A coleção é constituída por peles, crânios e esqueletos, existindo ainda alguns pequenos mamíferos preservados em meio líquido. Estão representadas 115 espécies, das quais 37 têm atualmente estatuto de ameaça de acordo com o Livro Vermelho de Portugal.

À exceção da Ordem Chiroptera (morcegos), a coleção possui exemplares de todas as espécies de mamíferos terrestres que ocorrem em Portugal. Como tal, é muito procurada por investigadores nacionais e internacionais, uma vez que as penínsulas meridionais constituíram importantes refúgios para os mamíferos durante as glaciações. Com representação na coleção, destacamos as espécies endémicas Galemys pyrenaicus (toupeira de água) e o Microtus cabrerae (rato de Cabrera).

Os mamíferos marinhos também encontram-se bem representados, com cerca de 100 exemplares de 22 espécies de focas (Ordem Carnivora), baleias e golfinhos (Ordem Cetacea). Vários exemplares encontram-se naturalizados e alguns com esqueleto completo montado. Destacamos uma naturalização de lobo-marinho (Monachus monachus) e um esqueleto montado de roaz-corvineiro (Tursiops truncatus).

Entre as inúmeras utilizações na investigação científica e no ensino formal e não formal, a coleção tem sido bastante requisitada para estudos baseados em técnicas de genética molecular, bem como objeto de trabalho em várias áreas das artes plásticas.

Tipo de coleção: 
Coleção de História Natural