1º Concurso de Fotografia em História Natural e Ciência

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Quinta, 2 Novembro, 2017 - 10:00 a Sexta, 30 Março, 2018 - 18:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) promove pela primeira vez um concurso de fotografia com o objetivo de difundir a Natureza e a Ciência em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). Pretende-se atrair fotógrafos, com trabalhos de excelência e fomentar práticas de observação, conhecimento e registo através da fotografia, da natureza, e da ciência e tecnologia a diferentes escalas, em dois continentes distintos, mas tão próximos.

Os elementos do júri esperam ser surpreendidos com imagens bem executadas, mas ao mesmo tempo criativas e autênticas, captando momentos únicos de História Natural e de Ciência obtidas preferencialmente em Portugal ou nos países africanos de língua oficial portuguesa, unindo Ciência, Arte e Técnica.

O principal premiado, o Fotógrafo do Ano em História Natural e Ciência, será o autor da imagem selecionada pelo júri nas diferentes categorias, como sendo a mais criativa. Para cada categoria existirá um vencedor.

CATEGORIAS

Adultos: Biodiversidade, Geodiversidade, Microfotografia, Ciência e Tecnologia, Astrofotografia

Crianças e jovens:
Prémio de fotografia infantil História Natural e Ciência (<10 anos)
Prémio de fotografia jovem História Natural e Ciência (dos 10 aos 17 anos)

JÚRI

As imagens serão avaliadas por um painel de fotógrafos, cientistas e outros profissionais de História Natural e Ciência. As decisões são soberanas não existindo direito a contestação a não ser que existam provas do não cumprimento das regras.
Os vencedores serão contactados por correio eletrónico ou telefone após a decisão.

Painel Geral

António Luís Campos, fotógrafo da Natureza

Cláudio Melo, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Fernando Romão, fotógrafo de Natureza

Luís Aniceto, fotógrafo freelancer e formador

Luis Carvalhal, fotógrafo freelancer e formador

Luís Quinta, fotógrafo da Natureza

Miguel Geraldes, Liga para a Proteção da Natureza

Biodiversidade

Jorge Paiva, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra

Luís Gomes, fotógrafo de Natureza

Rui Ribeiro, Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra

Geodiversidade

Fernando Barriga, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

José Vicente, Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa

Microfotografia

Lia de Ascensão Santos e Sousa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Telmo Nunes, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Ciência e Tecnologia

Marta Lourenço, Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa

Astrofotografia

Miguel Claro, astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva

Neste concurso, podem inscrever-se fotógrafos amadores ou profissionais.

O processo de inscrição é realizado da seguinte forma:

1. Preenchimento do formulário de inscrição (ANEXAR formulário)
  2. Pagamento da inscrição através do IBAN PT50 0035 0824 00010200730 37 com envio do comprovativo de pagamento e formulário de inscrição para o e-mail geral@museus.ulisboa.pt indicando no assunto o título “Concurso Anual de Fotografia MUHNAC-ULisboa”. NOTA: Coloque no descritivo da transferência o código “FM + número de contribuinte” (ex. FM253896845)
  3. Envio das fotografias (JPG, TIFF ou RAW) através de um link (Wetransfer, Dropbox, Mega, etc), legendando os ficheiros das fotografias da seguinte forma:
    1. Se o fotógrafo concorrente se chama, por exemplo, Luís Campos Vicente e pretende submeter duas fotografias, então as legendas deverão ser:
      1. Fotografia 1: LCVicente_foto1
      2. Fotografia 2: LCVicente_foto2

Após o envio, os autores receberão uma notificação via e-mail a confirmar a sua inscrição.

CALENDÁRIO

Data de abertura: 01 de novembro de 2017

Data de encerramento: 30 de março de 2018

Taxa de inscrição: 5 euros por imagem (máx.10)

Cerimónia pública de entrega de prémios: 23 de junho de 2018

Exposição de fotografia “I Exposição de Fotografia em História Natural e Ciência | MUHNAC-ULISBOA”: Segundo semestre de 2018

Consulte o REGULAMENTO completo aqui.

FORMULÁRIO de inscrição aqui.

APOIOS

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c)

WildlifePORTUGAL