Pontos de Fuga

Exposição de Martim Brion

13 de Abril de 2017 a 13 de Maio de 2017

Átrio | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

"Martim Brion apresenta uma escultura para o átrio da entrada do Museu, na sua quarta exposição individual. A escultura intitulada Rubicon é um trabalho site-specific com um foco na pesquisa da forma, cor e material e na interação com o espaço e com os visitantes que passam no mesmo todos os dias. A escultura é composta por 3 partes separadas, feita com vários materiais, como MDF, ferro e contraplacado e tem um tamanho aproximado total de 3 metros e 60 centímetros de comprimento por 2 metros e 10 de altura.

Martim Briom está a realizar um percurso artístico que demonstra uma sensibilidade e simplicidade cativante que se traduzem cada vez mais numa capacidade inovadora no olhar a escultura. Neste trabalho de cor, de luz, de matéria, de construção, realça-se a sua originalidade de questionar a imagem, a ideia, o objecto.”

Sofia Marçal

“A escultura site-specific de Martim Brion, Rubicon é uma inversão do espaço vazio. Três blocos de paralelepípedos referenciam a arquitetura artisticamente. A sua consonância harmónica de cor, é um diálogo de tons muito distintos, as suas formas são uma resposta materializada ao espaço, e a sua constelação interage com os visitantes do museu. A obra evoca o conceito de abstração pós-pictórica, na qual as características formais da pintura - cores, formas, linhas e suas relações - são realizadas tridimensionalmente na escultura.”

Kristina von Bülow

Inauguração da exposição dia 12 de abril, às 19h00.

Exposição temporária