Coleção de Dermatologia

Percursos de Turismo Sustentável - Património, Ciência e Saúde

Quarta, 13 Setembro, 2017 - 10:00
Hospital de S. António dos Capuchos

Visita guiada à coleção de Dermatologia, com Luiz Damas Mora e Célia Pilão.

Sobre a coleção: Esta coleção engloba 266 máscaras de cera. Destas, 92 são provenientes do Serviço de Dermatologia do Hospital dos Capuchos e foram mandadas executar por Caeiro Carrasco; as restantes pertenciam ao Serviço de Dermatologia do Hospital do Desterro, encomendadas por Sá Penella e executadas entre os meados dos anos trinta e quarenta do século XX.

Nelas estão documentadas tridimensionalmente muitas patologias que, devido aos avanços das técnicas terapêuticas, desapareceram ou são excecionalmente raras, como as gomas sifilíticas, os estádios avançados da doença de Nicholas Favre, algumas formas de tuberculose cutânea e as alterações dermatológicas ocasionadas pela utilização do arsénico inorgânico.

Inclui ainda um conjunto de documentos e objetos que poderá ser aliciante para quem se interesse pelos primórdios da Dermatologia Portuguesa e pela história dos Hospitais Civis de Lisboa. Entre outros salientamos a existência de numerosos livros antigos de Dermatologia e Venereologia, provenientes da Coleção Sá Penella, microscópio de latão existente desde a fundação do serviço, louças antigas dos HCL, fotografias e autógrafos de cientistas, como Herxheimer, Unna e Neisser.

Número limite de inscrições: 30

Ponto de encontro: Hospital de S. António dos Capuchos (Salão Nobre) - (Santo António, Lisboa, Portugal)
Os visitantes deverão dirigir-se ao Hospital de Santo António dos Capuchos, no Campo Mártires da Pátria. Logo que entram no Hospital têm uma Igreja em frente.  O Museu da Dermatologia fica à esquerda da Igreja.​ O ponto de encontro será acompanhado de sinalética no local.

Atividade gratuita, mediante inscrição prévia
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

Programa Percursos de Turismo Sustentável

Criado no âmbito das celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em parceria com universidades, museus, centros de ciência, associações e sociedades científicas entre outros, o programa Percursos de Turismo Sustentável decorre de maio a dezembro de 2017 e convida todos os interessados a participar num conjunto de visitas e percursos de valorização do património natural e cultural gratuitamente.