Encontro Património, Ciência e Saúde: Intervir, Conhecer, Preservar e Valorizar

Submissão de propostas de comunicações até 15 de setembro

O grupo de Museus e Instituições de Ciência e Ciências da Saúde da área metropolitana de Lisboa promove, nos dias 8 e 9 de novembro de 2017, no Museu da Farmácia (Lisboa), o Encontro Património, Ciência e Saúde: Intervir, Conhecer, Preservar e Valorizar.

Organizado em 2016, o grupo Museus e Instituições de Ciência e Ciências da Saúde da área metropolitana de Lisboa reúne o Museu da Saúde, o Museu São João de Deus, o Museu da Farmácia, o Museu das Comunicações, o Pavilhão 31 – Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, a Comissão do Património Cultural do Centro Hospitalar de Lisboa Central, o Museu do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, o Centro Ciência Viva de Sintra, a Cruz Vermelha Portuguesa, o Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto, a MC2P – Associação de Museus e Centros de Ciência de Portugal, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Museu Egas Moniz, ambos da Universidade de Lisboa, com o objetivo de sensibilizar o público em geral, e a comunidade científica e museológica em particular, para a relevância cultural e educacional do património histórico e contemporâneo da ciência e da saúde.

O Encontro de novembro 2017 pretende reunir comunicações que contemplem um conhecimento e entendimento atuais do património móvel e imóvel da ciência, das técnicas e das ciências da saúde, no mais alargado escopo cronológico possível, promovendo uma abordagem global e pluridisciplinar com a compreensão e discussão das principais questões levantadas por esta tipologia de património:

• a sua história (formação, usos);
  • a sua conservação (preventiva, intervenção);
  • a sua musealização (exposição, divulgação, educação);
  • os debates éticos e ideológicos subjacentes à sua preservação e exibição.

Convida-se a comunidade científica, académica e museológica, com trabalho realizado ou em curso nesta área, para participar neste Encontro.

As propostas deverão ser estruturadas para uma comunicação de 20 minutos, contendo no máximo 300 palavras. Devem, também, ser acompanhadas por uma curta biografia do(s) autor(es) (max. 150 palavras), que deve incluir a sua afiliação e informações de contacto.

As propostas podem ser enviadas entre 24 de julho e 15 de setembro 2017 para: patrimoniocienciasaude@gmail.com

Os resultados da avaliação das propostas serão comunicados em 9 de outubro, e o programa divulgado no dia 16 de outubro 2017.

Para mais informação sobre o Encontro, consulte-se:  patrimoniocienciasaude.wordpress.com