De sal e sombra - Oficina de papel salgado

Abr/22 10:00 - Abr/22 14:00
Centro de Recursos Educativos | Jardim Botânico de Lisboa | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Oficinas de fotografia Imagerie - Casa de Imagens

Domingo, 22 Abril, 2018 -

Quando William Henry Fox Talbot começou as suas experiências no sentido de encontrar materiais fotossensíveis que permitissem o registo de uma imagem, os primeiros objetos que utilizou para criar as suas sciagraphs (desenhos de sombras) foram plantas. Estas imagens fotográficas primitivas, cujo processo de desenvolvimento deu origem a uma das mais importantes obras publicadas no domínio da fotografia - o livro “The Pencil of Nature”, de 1844, serão o ponto de partida para esta oficina, onde os participantes terão a oportunidade de recolher objetos do Jardim Botânico e registar-lhes as sombras através do processo inventado por Fox Talbot – o Papel Salgado. As impressões assim obtidas, juntamente com os espécimes que lhe deram origem são por fim incorporadas num “micro-álbum”, uma mistura de herbário e álbum de fotografias.

Atividade destinada a público em geral, a partir dos 10 anos (dos 10 aos 12 anos os participantes devem vir acompanhados de um adulto)

Inscritos: 4 mínimo ; 8 máximo

Preço: 40€/pax (material incluído)

Formadores: Magda Fernandes e José Domingos