Laboratorio de cores

Exposição de Bettina Vaz Guimarães

15 de Setembro de 2017 a 22 de Outubro de 2017

Laboratório de Química Analítica e Átrio | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

“Cada um de nós sente as cores de um jeito diferente. Minha paleta de cor é diferente da vossa, diferente até da minha em momentos diversos. Para mim as cores são apenas impressão de luz, são portais para memórias, celebrações de cada perspectiva individual. Com isso em mente proponho uma exposição com elementos interactivos para estimular os visitantes a explorarem os extremos do especto visível da sua percepção de cor
As obras são instalações onde a cor será a protagonista principal e os visitantes poderão interagir com algumas obras. No Átrio do Museu terá uma instalação site specific.”

Bettina Vaz  Guimarães

Sobre a artista

Vivo e trabalho em São Paulo, SP

Me formei em 1982 pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP em Comunicação Visual. Tive orientação com os artistas Paulo Whitaker e desde 2005 participo do Grupo Atelie Fidalga com participação de Sandra Cinto e Albano Afonso,

Ministrei workshops em 2012 e 2015  Intercambio de Poéticas Contemporâneas”  - projeto Oficinas de Arte Visuais da Funarte em Capivari  e  “Afinal, o que é contemporâneo na Arte? - Uma introdução às artes visuais do nosso tempo” em  Florianópolis. Fui professora voluntária de artes no Centro de Apoio à criança e ao adolescente “O VISCONDE” onde desenvolvi um trabalho com várias idades de criancas de 5 a 17 anos durante o ano 2000 e 2001.

De  2014 a 2017 tenho morado em Nova York por alguns meses do ano desenvolvendo trabalho de pintura sobre tela e papel num atelier coletivo no Lower East side.

Fiz residência em 2016 no Hangar Centro de Investigação Artística em Lisboa.

Minha produção está focada em pintura, desenho, instalações e site specific. A pesquisa que venho desenvolvendo é sobre cor, tonalidades e colagem.

Minhas principais exposiçoes são: About Change – Curadoria Marina Galvani - Washington, DC. USA;  Realidade Virtual e realidade abstrata (after Mondrian) – Curadoria Maria Fatima Lambert - Porto Portugal; Cocoons – Lyons Weir Gallery – New York NY; Abstracion – Galeria Fernando Pradilla – Madrid ; Programa de Exposições Espaços FUNARTE de Artes Visuais São Paulo; Bienal Internacional de La Paz Programa Anual de exposições do Centro Cultural São Paulo; Atelie Fidalga – Paço das Artes; Bienal de Cerveira – Vila Nova de Cerveira – Portugal; 12º Salão da Bahia – Museu de Arte Moderna da Bahia.

Exposição de Arte e Ciência