Era uma vez um medicamento...

Set/23 10:00 - Set/23 13:00
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Ciclo "Há Ciência na Cidade!"

Sábado, 23 Setembro, 2017 -
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Sabe como se produz um medicamento? Neste workshop, o público pode colocar-se na pele do investigador para percorrer as várias etapas de elaboração de um medicamento, nomeadamente, a descoberta do seu alvo, a sua síntese, purificação e formulação que assume para ser direcionado para o órgão afetado e, finalmente, a validação da sua eficácia em modelos celulares e animais. No que diz respeito à sua formulação, diferentes estratégias podem ser utilizadas de acordo com o alvo e a via de administração.

O diálogo entre a arte e a ciência, nesta atividade que decorre com investigadores na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, também se fará sentir com a presença de algumas peças de escultura sobre questões ligadas aos órgãos alvo dos medicamentos.

Organização: iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Local da atividade: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Número mínimo e máximo de participantes: mínimo 10 e máximo 30

Atividade destinada a público em geral

Participação gratuita com inscrição prévia através do e-mail neinvestigadores@gmail.com

Ciclo "Há Ciência na Cidade!"

Este programa corresponde a um ciclo de oficinas dinamizadas em colaboração com um conjunto alargado de instituições, empresas e cidadãos com os objetivos de divulgar o que de melhor se faz na Ciência em Portugal, aumentar a consciência pública do que pode influenciar o dia-a-dia dos utentes da cidade e fomentar o envolvimento e colaboração entre cidadãos e entidades especializadas na resolução de problemas locais. A acontecer ao sábado em centros de investigação, laboratórios nacionais e espaços públicos,  o ciclo de oficinas “Há Ciência na Cidade!” é dirigido a todas as entidades e cidadãos que queiram descobrir as caras por detrás da Ciência e as potencialidades do seu trabalho para a cidade e para o cidadão.

Esta é uma iniciativa realizada no âmbito do projeto Noite Europeia dos Investigadores sob o tema "SCILIFE - Ciência no dia-a-dia", coordenado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa num consórcio com a  Faculdade  de  Ciências  e Tecnologia/Nova.ID.FCT da Universidade Nova de Lisboa (FCT/NOVA), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a Câmara Municipal de Lisboa,  o Museu  de  História  Natural  e  da  Ciência  da Universidade  do  Porto (MHNC-UP) e a  Escola  de  Ciências  da  Universidade  do  Minho.