Mineralogia e Farmacopeia no período dos Descobrimentos

Palestra proferida pelo Professor Adelino Cardoso

Sábado, 25 Novembro, 2017 -
Sala Vandelli - Museu Nacional de História Natural e da Ciência
As plantas constituíram, ao longo de milénios, a principal fonte de matéria médica. Os descobrimentos portugueses e espanhóis dos séculos XV e XVI reforçaram o uso da fitoterapia. No entanto, o recurso aos minerais como agentes terapêuticos é igualmente antigo e recebeu um impulso no período dos Descobrimentos, em que a experimentação é um guia importante da acção, nomeadamente ao nível da medicina.

Os minerais eram usados para situações clínicas em que a terapia habitual se revelava ineficaz, funcionando em alguns casos como último recurso terapêutico, ou então para afecções determinadas, em virtude das propriedades atribuídas a uma espécie mineral específica. A título de exemplo, a confecção de jacinto era frequentemente usada como cordial, isto é, medicamento para o coração. A aparência exterior, muito especialmente a cor e o brilho eram aspectos que indiciavam as virtudes terapêuticas dos minerais.

Adelino Cardoso, investigador integrado no CHAM - Centro de Humanidades da FCSH/NOVA e UAc.

Organização:
MUHNAC-ULisboa e Clube Português de Mineralogia (CPMIN)