Como pode um Matemático ajudar a tornar o Turismo Sustentável?

Dez
14
Dez/14 16:30 - Dez/14 17:30
Caleidoscópio | Campo Grande

60 Minutos de Ciência com Pedro Moura

Quando: 
Quinta, 14 Dezembro, 2017 -
16:30 a 17:30
Onde: 
Caleidoscópio | Campo Grande

O mundo que nos rodeia é um manancial inesgotável de problemas à espera de serem resolvidos.

A Matemática Aplicada fornece ao investigador, não só uma visão crítica e uma capacidade de análise objetiva, mas também um conjunto de ferramentas que permitem agir na melhoria ou resolução desses problemas.

Pela sua natureza diversa, multidisciplinar e em constante evolução, a área do Turismo e em particular do Turismo Sustentável, pode beneficiar bastante recorrendo a ferramentas ajustadas a cada caso.

Nesta palestra serão enumerados e ilustrados alguns exemplos de ferramentas de Otimização aplicadas a problemas relacionados com o Turismo Sustentável, esperando assim motivar cada vez mais a colaboração entre as áreas da Matemática Aplicada e o Turismo.

Será também apresentado um projeto da autoria de alunos Débora Mendes, Miguel Azevedo e Ricardo Lopes, do curso de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que visa a construção de uma ferramenta/aplicação que permita ao utilizador criar um circuito temático sustentável na cidade de Lisboa. Este projeto foi desenvolvido no âmbito de uma disciplina do curso.​​

 

Nota biográfica:
Pedro Moura é investigador do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAFCIO) e Professor Auxiliar do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).Licenciou-se em Estatística e Investigação Operacional, fez mestrado em Investigação Operacional e doutoramento em Estatística e Investigação Operacional, especialidade em Otimização, na FCUL. Atualmente trabalha em modelação matemática de problemas no contexto de Redes de Telecomunicações.

 

2ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.

Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

Nota: A sessão do 60 Minutos de Ciência de dezembro está integrada na programação das Jornadas da Matemática TURISMAT. Consulte o programa aqui.