Comunicando

Comunicando - Da Massificação à Convergência, para onde no futuro?

Uma exposição em colaboração com a Fundação Portuguesa das Comunicações

3 de Fevereiro de 2018 a 30 de Abril de 2018

Sala Welwitsch | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Comunicando
Da Massificação à Convergência, para onde no futuro?

Communicating
From Massification to Convergence, where in the future?

Património – A Nossa Identidade
Heritage - Our Identity

Durante muito tempo, as alterações nas formas e nos processos de comunicar foram lentas e tudo parecia previsível e estável.
Comunicar era linear, simples e fácil de controlar.
A evolução deste setor veio alterar a forma de comunicarmos e possibilitar a comunicação imediata entre quase toda a humanidade, ao mesmo tempo e em qualquer momento.
A massificação e a convergência de meios e de técnicas de comunicação têm repercussões crescentes em toda a nossa vida.
Comunicar é agora mais fácil, mais sofisticado e mais difícil de controlar.
O mundo está acelerado e o indivíduo está ligado em rede, acedendo a tudo e a todos.
A mudança acontece ao segundo, numa velocidade vertiginosa.
O indivíduo tem de saber ser mais autónomo e saber adaptar-se rapidamente.
A reflexão sobre a importância da criação humana nas formas e nos processos técnicos e científicos de comunicar e no impacto para a vida em sociedade é agora crucial para sabermos construir o nosso futuro e, no limite, para a nossa própria evolução.
Consideram-se alguns momentos especiais de mudança no setor das comunicações, exemplificando que a evolução tecnológica e as formas de comunicar têm tido consequências no Homem, alterando o seu processo de evolução enquanto ser vivo.
O Futuro é uma incógnita que todos construímos, importando aceder ao conhecimento e saber adaptar com consciência e valores.

For a long time, changes in the ways and processes of communicating were slow and everything seemed predictable and stable.
Communicating was linear, simple, and easy to control.
The evolution of this sector has changed the way we communicate and enable immediate communication between almost all humanity at the same time and at any time.
The massification and convergence of media and communication techniques have a growing impact throughout our lives.
Communicating is now easier, more sophisticated and more difficult to control.
The world is accelerated and the individual is networked, accessing everything and everyone.
Change happens to the second, at breakneck speed.
The individual must know how to be more autonomous and know how to adapt quickly.
Reflection on the importance of human creation in the technical and scientific forms and processes of communication and the impact on society is now crucial to knowing how to build our future and, in the limit, our own evolution.
Some special moments of change in the communications sector are considered, exemplifying that the technological evolution and the ways of communicating have had consequences in the Man, changing its process of evolution as a living being.
The Future is an unknown that we all build, importing access to knowledge and knowing how to adapt with awareness and values.
Exposição temporária