Como se formam e o que nos dizem os magmas?

Abr
19
Abr/19 17:30
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

60 Minutos de Ciência com João Mata

Quando: 
Quinta, 19 Abril, 2018 - 17:30
Onde: 
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Uma das evidências da energia interna da Terra é o vulcanismo, processo que tem a sua manifestação mais espetacular na extrusão de lavas à superfície. Dar a conhecer os processos de génese de lavas/magmas, bem como o tipo de informações que estes nos fornecem sobre a evolução do planeta Terra sãos os principais objetivos desta sessão, onde tais temáticas serão abordadas de uma forma que se retende acessível ao grande público.
 
Breve nota biográfica sobre o orador: João Mata  é Professor Associado do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde leciona atualmente as disciplinas de "Petrologia Ígnea" e "Geodinâmica Química" do 1º ciclo e "Petrologia e Geodinâmica do 2º ciclo. Grande parte da sua atividade de investigação tem incidido sobre o estudo de rochas magmáticas ocorrentes em diferentes contextos geodinâmicos como forma de contribuir para a melhor compreensão da composição e evolução do manto terrestre. É  autor de um apreciável número de artigos científicos publicados em algumas das mais prestigiadas revistas da especialidade.  Presentemente, desenvolve a sua atividade científica enquanto membro do Instituto Dom Luiz (IDL), a mais produtiva das unidades de investigação Portuguesas na área das Ciências da Terra.
 
3ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
 
 
Organização: