800 Anos da Saúde em Portugal

Roteiros do Conhecimento

Sábado, 23 Junho, 2018 -
Museu da Saúde
Visita à exposição "800 Anos da Saúde em Portugal", no futuro espaço-sede do Museu da Saúde (antigo serviço de Neurocirurgia do Hospital Santo António dos Capuchos). Inaugurada em abril 2017, a exposição esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade, dando a conhecer perto de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e dos acervos, ligados à saúde, de várias instituições parceiras.

Abrindo com uma cronologia dos museus de saúde e medicina portugueses e acompanhando as etapas do progresso técnico-científico, a história epidemiológica, o desenvolvimento dos serviços assistenciais e das políticas sanitárias, a mostra percorre seis momentos chave: a fundação dos primeiros serviços de saúde na Idade Média e dos primeiros; os hospitais régios em finais do século XV; os avanços da farmacopeia e da medicina no período moderno; o desenvolvimento das políticas sanitárias nacionais; as grandes inovações técnico-científicas que alteraram os cuidados de saúde; a luta contra as doenças endémicas no século XX e os serviços de saúde no século XX.

Ponto de encontro: Museu da Saúde (antigo serviço de Neurocirurgia do Hospital Santo António dos Capuchos). A entrada para o Museu efetua-se pelo portão da Calçada de Santo António dos Capuchos ou pelo portão principal do Hospital no topo da Alameda de Santo António dos Capuchos.

Atividade gratuita mediante inscrição (máx. 30 pessoas/por sessão).

Informações e Inscrições:

ROTEIROS DO CONHECIMENTO
Programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da Cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras, que convida os portugueses a descobrirem o património nacional. Coordenado pelo MUHNAC-ULISBOA esta é uma iniciativa organizada em estreita parceria com entidades de Norte e a Sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

Parceiro