7ª edição do Curso Identificação de Peixes dos Ecossistemas Fluviais de Portugal

Out
Out/08 09:30 - Out/12 17:30
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Inscrições até 4 de outubro

Segunda, 8 Outubro, 2018 - 09:30 a Sexta, 12 Outubro, 2018 - 17:30
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Este curso intensivo, com duração de uma semana (36 horas), tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as comunidades de peixes existentes nos ecossistemas fluviais portugueses.

O curso tem uma forte componente prática, dando a oportunidade aos participantes de conhecer e aprender a identificar as 66 espécies nativas e exóticas encontradas nos nossos rios. Será dado ênfase à distribuição geográfica das espécies, ciclos de vida, ecologia, diversidade genética e conservação.

Pretende-se que no final deste curso os participantes tenham adquirido competências que lhes permitam participar ativamente no estudo, monitorização e gestão sustentável das comunidades piscícolas e avaliação de estudos de impacte ambiental.

Público-alvo
Este curso é direcionado a consultores, técnicos de empresas e de agências na área do ambiente, estudantes de biologia, ciências florestais e ambientais, assim como outros interessados na conservação da natureza.

Formadores
Maria Ana Aboim (MARE-FCUL),
Pedro Raposo de Almeida (UE, MARE),
Maria Judite Alves (MUHNAC, CE3C-FCUL),
João Carrola (UTAD, CITAB-CIIMAR)
Hugo Gante (Universidade de Basileia),
Maria Filomena Magalhaes (FCUL, CE3C)
Anabel Perdices (Museo Nacional Ciencias Naturales),
Filipe Ribeiro (MARE-FCUL, MUHNAC).

Data e Horário:
8 a 12 de outubro de 2018
4 dias de aulas teóricas e práticas: 9h30m às 17h30m
1 dia de saída de campo (5af), com visita ao Fluviario de Mora:
8h00m às 18h00m

Organização:
Maria Judite Alves (MUHNAC, CE3C),
Filipe Ribeiro (MARE-FCUL, MUHNAC).

Contactos:
Telefone: 966 201 464 / 213 921 886

Inscrição: Até 4 de outubro
Limite de inscritos: 20
Inscrição inclui: Materiais (dossier e material biológico para práticas); Coffee breaks; Seguro de acidentes; Transporte para saída de campo e Fluviário de Mora; Visita ao Fluviário de Mora;
Estudantes: 160 euros
Particulares: 220 euros
Empresas: 350 euros
Sócios da Sociedade Ibérica de Ictiologia: desconto de 30 euros (www.sibic.org);
Descontos para segundo (10%) e terceiro (25%) inscritos
da mesma empresa/instituto.
Enviar email com nome, instituição/empresa, breve descrição de atividade, comprovativo de estudante.