TURISMAT

Dez
14
Dez/14 15:30
Caleidoscópio | Campo Grande

O PAPEL DAS CIÊNCIAS MATEMÁTICAS NO TURISMO SUSTENTÁVEL

Quando: 
Quinta, 14 Dezembro, 2017
Onde: 
Caleidoscópio | Campo Grande

Pode a matemática ajudar a resolver os problemas do Turismo? Com o intuito de enfatizar o papel fundamental das ciências matemáticas no desenvolvimento da atividade turística em Portugal e demonstrar algumas aplicações da matemática na prática de turismo sustentável​, o Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, o Centro de Estatística e Aplicações, o Departamento de Estatística e Investigação Operacional​ e o Departamento de Matemática da FCUL, o Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, organizam as jornadas da matemática TURISMAT - O Papel das Ciências Matemáticas no Turismo Sustentável.

A organização convida todos os matemáticos e todos os cidadãos preocupados a participar nesta reflexão sobre os problemas do turismo e a refletir sobre o papel da matemática na sua resolução.

Participe! A entrada é livre.
 

PROGRAMA

15h30

Sustentar o Turismo com Números | Vera Gouveia Barros, Autora do ensaio Turismo em Portugal da FFMS

Descrição: Numa altura em que o turismo entrou no discurso público e em que as posições a seu respeito estão extremadas, é ainda mais importante procurar trazer o debate para o campo da racionalidade. E nada melhor que dados estatísticos para desempenhar esse papel. Qual a importância do turismo para economia nacional? Que fragilidades? Que aspectos a melhorar? Estas serão algumas das questões sobre as quais se centrará a reflexão. 

Nota biográfica sobre Vera Gouveia Barros: Vera Gouveia Barros é economista, licenciada pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e tem o mestrado em Economia e Estudos Europeus, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Foi docente na Universidade da Madeira. É autora do ensaio “Turismo em Portugal”, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Tem investigação sobre Economia do Turismo, área do seu doutoramento, em conclusão, e vários artigos de opinião sobre o tema. Escreve regularmente para o Jornal Económico, tendo colaborado com o Diário Económico na coluna “Blogoesfera”.

 

Turismo em Lisboa - Evolução e Desafios | Rita Almeida, Observatório do Turismo de Lisboa

Descrição: O Turismo de Lisboa: actividades de promoção e desenvolvimento. Evolução dos principais indicadores da actividade turística da Região de Lisboa nos últimos 10 anos. Principais linhas estratégicas para o turismo na Região de Lisboa.

Nota biográfica sobre Rita Almeida: Observatório, Turismo de Lisboa – Visitors & Convention Bureau
Formada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, integrante da 2ª edição do programa Inov Contacto em estreita articulação com o então Icep Portugal, onde veio mais tarde a integrar a equipa da Área de Informação Turística. Desde 2004, colaboradora do Observatório do Turismo de Lisboa, nomeadamente no âmbito da Informação de Gestão e Inquéritos de Perfil.

 

16h30

Como pode um Matemático ajudar a tornar o Turismo Sustentável? | Pedro Moura, CMAF-CIO/FCUL

Descrição: O mundo que nos rodeia é um manancial inesgotável de problemas à espera de serem resolvidos.

A Matemática Aplicada fornece ao investigador, não só uma visão crítica e uma capacidade de análise objetiva, mas também um conjunto de ferramentas que permitem agir na melhoria ou resolução desses problemas.

Pela sua natureza diversa, multidisciplinar e em constante evolução, a área do Turismo e em particular do Turismo Sustentável, pode beneficiar bastante recorrendo a ferramentas ajustadas a cada caso.

Nesta palestra serão enumerados e ilustrados alguns exemplos de ferramentas de Otimização aplicadas a problemas relacionados com o Turismo Sustentável, esperando assim motivar cada vez mais a colaboração entre as áreas da Matemática Aplicada e o Turismo.

Será também apresentado um projeto da autoria de alunos Débora Mendes, Miguel Azevedo e Ricardo Lopes, do curso de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que visa a construção de uma ferramenta/aplicação que permita ao utilizador criar um circuito temático sustentável na cidade de Lisboa. Este projeto foi desenvolvido no âmbito de uma disciplina do curso.​​

 

Nota biográfica sobre Pedro Moura: Pedro Moura é investigador do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAFCIO) e Professor Auxiliar do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Licenciou-se em Estatística e Investigação Operacional, fez mestrado em Investigação Operacional e doutoramento em Estatística e Investigação Operacional, especialidade em Otimização, na FCUL. Atualmente trabalha em modelação matemática de problemas no contexto de Redes de Telecomunicações.

 

Nota: A sessão de 60 Minutos de Ciência do mês de dezembro de 2017 integra este programa com a participação de Pedro Moura e com o envolvimento da organização no planeamento da iniciativa. Consulte o programa deste ciclo aqui.