Passar para o conteúdo principal

Coleção de Fungos

A coleção de fungos inclui, principalmente, espécimes do território ibérico e das ilhas macaronésicas e reflete a importância destes organismos na manutenção dos ecossistemas terrestres.

22000

Espécimes

4100

Espécies

37

Espécimes-tipo

Apesar de constituírem a base da vida na Terra, os fungos são um dos grupos de organismos menos conhecidos. Estima-se que o número de espécies existentes se situe entre 2 a 11 milhões, mas só cerca de 150 000 se encontram descritas.

A coleção LISU-Fungi é composta por cerca de 22 000 espécimes, representando 4100 espécies, separados em 2 grupos: a coleção histórica e a atual.

O grupo melhor representado é o dos Ascomycota e Basidiomycota, especialmente Agaricales, ‘aphyllophorales’ e fungos gasteróides.

Os Myxomycetes também se encontram em LISU-Fungi porque, até 2005, estavam incluídos no Reino Fungi e só depois passaram a ser integrados no Reino Protista.

Os espécimes aqui conservados ajudam a conhecer a distribuição de fungos num dado território, a descrever novas espécies, a identificar espécies patogénicas que possam constituir ameaças para culturas, a compreender as interações planta-fungo, a analisar o impacto das alterações climáticas e a descobrir possíveis espécies medicinais. 

 

PRINCIPAIS COLEÇÕES

Coleção histórica
Coleção atual
 

CURADOR: Ireneia Melo

 

PÁGINA EM ATUALIZAÇÃO