2º Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência

Inscrições até 15 de setembro

Segunda, 4 Março, 2019 - 10:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
O Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) promove, pelo segundo ano consecutivo, o Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência.

O principal objetivo deste concurso centra-se em atrair fotógrafos profissionais e amadores a submeter trabalhos de excelência produzidos em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e fomentar práticas de observação, conhecimento e registo através da fotografia, da natureza, e da ciência e tecnologia a diferentes escalas.

O principal distinguido, o Fotógrafo do Ano, será o autor da imagem selecionada pelo júri nas diferentes categorias, como sendo a mais criativa. Em cada categoria, poderão ainda ser distinguidos os autores dos melhores trabalhos submetidos a concurso.

Consulte o REGULAMENTO completo aqui.
FORMULÁRIO de inscrição aqui.

CATEGORIAS

Adultos:
Biodiversidade, Geodiversidade, Microfotografia, Ciência e Tecnologia, Astrofotografia

Crianças e jovens:
Fotografia Infantil em História Natural e Ciência (<10 anos)
Fotografia Jovem em História Natural e Ciência (dos 10 aos 17 anos)

Consulte aqui as melhores fotografias da primeira edição (2017-2018).

Neste concurso podem inscrever-se fotógrafos amadores ou profissionais.
O processo de inscrição é realizado da seguinte forma:

2) Pagamento da inscrição através do IBAN PT50 0035 0824 00010200730 37 com envio do comprovativo de pagamento e formulário de inscrição para o e-mail geral@museus.ulisboa.pt indicando no assunto o título “Concurso Anual de Fotografia MUHNAC-ULisboa”.
NOTA: Coloque no descritivo da transferência o código “CF + número de contribuinte” (ex. CF253896845)

3) Envio das fotografias (JPG, TIFF ou RAW) através de um link (Wetransfer, Dropbox, Mega, etc), legendando os ficheiros das fotografias da seguinte forma:
a) Se o fotógrafo concorrente se chama, por exemplo, Luís Campos Vicente e pretende submeter duas fotografias, então as legendas deverão ser:

i. Fotografia 1: LCVicente_foto1
ii. Fotografia 2: LCVicente_foto2

4) Taxa de inscrição (máx. 10 fotografias):
a) Categoria Adulto: 5 euros por fotografia
b) Categorias Infantil e Jovem: Gratuito

DISTINÇÕES

O/A autor/a reconhecido como Fotógrafo/a do Ano será distinguido com:

1000€ com o apoio da Fundação Vodafone Portugal
Material fotográfico e/ou livros até 350€, oferecido pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c)
Uma visita guiada à Reserva da Faia Brava, em viatura 4x4, oferecida pela Wildlife Portugal.

O/A autor/a do melhor trabalho da categoria Jovem será distinguido com:

500€ com o apoio da Fundação Vodafone Portugal

Os autores dos melhores trabalhos nas categorias Infantil e Jovem serão distinguidos com:

Voucher familiar para a observação de cetáceos no Estuário do Rio Sado, oferecida pela Vertigem Azul.
Bilhete família para visita ao MUHNAC-ULisboa
Artigos da Loja MUHNAC-ULisboa

Aos autores dos melhores trabalhos nas categorias de Adultos será proposta a cedência de direitos de utilização das fotografias por um valor de 500€/fotografia.

Os autores de todos os trabalhos distinguidos receberão ainda uma visita guiada ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, oferecida pelo Grupo Lobo.

Por fim, os 33 melhores trabalhos serão exibidos numa exposição temporária, com lugar no MUHNAC-ULisboa, de 23 de novembro de 2019 a 23 de fevereiro de 2020.

CALENDÁRIO

Data de abertura: 4 de março de 2019
Data de encerramento: 15 de setembro
Cerimónia pública: 23 de novembro de 2019