HEX

Objeto do mês de março 2021

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Matemática (14 de março), apresentamos um dos jogos da nossa exposição Jogos Matemáticos através dos Tempos: o HEX, um jogo que nunca acaba empatado.

Trata-se de um jogo de conexão, usualmente praticado num tabuleiro com casas hexagonais. O objetivo consiste em criar um grupo de peças que una dois lados opostos do tabuleiro. Nenhum jogo de Hex pode terminar empatado. Como é apanágio dos bons jogos abstratos.

Este jogo matemático foi inventado duas vezes (!) de forma independente por dois matemáticos: primeiro, pelo dinamarquês Piet Hein (1905-1996) em 1942 e mais tarde em 1948, pelo americano John Nash (1928-2015) ainda enquanto estudante e a quem foi atribuído o prémio Nobel da Economia em 1994 - imortalizado no filme “Uma mente brilhante”. Este jogo tornou-se então num novo clássico, tem ligações profundas à matemática avançada, contudo, é muito fácil de jogar.

No que se refere ao ensino, as suas potencialidades pedagógicas são há muito exploradas. Já fez parte do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, competição dirigida aos estudantes portugueses dos ensinos básico e secundário.

Existem várias opções para o jogar online, por ex. www.iggamecenter.com/info/pt/main.html ou, se preferir, com um tabuleiro cuja imagem disponibilizamos (que pode imprimir) e dois conjuntos de peças de cores diferentes que poderá improvisar (ex. duas espécies diferentes de feijões, sementes, missangas…) ou mesmo usando um simples lápis. 

O exemplar que destacamos este mês é uma réplica de elevadíssima qualidade, em madeira, do Hex. Este jogo é um daqueles jogos cuja simplicidade das regras acompanha a riqueza e profundidade estratégica.

Resultados de investigação sobre este património dos jogos são apresentados na exposição Jogos Matemáticos através dos Tempos, patente desde 2008 no MUHNAC. Poderá visitá-la virtualmente em www.youtube.com/watch?v=TME6B_tQSUY

 

HEX | HEX

Fabricante | Maker: "Baú do Artesão", Caramulo

MUHNAC-UL028000

 

English version