Alice

Exposição de Jorge Barreto Xavier e Alice Joana Gonçalves

Quando: 
29 de Abril de 2022 a 28 de Agosto de 2022
Onde: 
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Projeto multidisciplinar de fotografia, performance, debate/conversa e redes sociais. Uma exposição fotográfica de Jorge Barreto Xavier em que a premissa é a pele da Alice, enquanto fronteira e conexão, enquanto elemento que liga, mas também que separa.

Curadoria: Sofia Marçal

Nota: Esta exposição foi prolongada até 31 de agosto de 2022

 

A insustentável leveza da pele

por Sofia Marçal

 

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência também tem como missão dar a conhecer as suas colecções e como desafio promover a convivência das várias sensibilidades culturais potenciadoras de conhecimento.  Ao proporcionar o cruzamento de ideias contribui para a formação de um público sintonizado com o tempo contemporâneo e determinante na ligação do museu à cidade. “Quando aludimos à ‘função’ de qualquer coisa, provavelmente estamos a pensar naquilo que essa coisa deve produzir em vez daquilo que ela produz ou haja produzido.”[1] A exposição Alice de Jorge Barreto Xavier vai certamente contribuir para esse propósito.

A exposição é composta por onze fotografias que têm como tema a pele de Alice, é apresentada na sala Branca Edmeé Marques[2]  onde está a exposição Cuidar e Curar, mostra de objetos da coleção da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, depositados no Museu. Não se trata propriamente de um diálogo entre as duas exposições, mas sim a arte a encontrar-se com a ciência.  As fotografias de grandes dimensões estão penduradas ao redor da sala em oposição aos objectos desta colecção que estão guardados nos armários.  

Jorge Barreto Xavier apropria-se deste espaço de ciência e leva-nos a imaginar o que se oculta nesta narrativa fotográfica. (Ler mais)




[1] T. S. Eliot, in:  De Poesia e Poetas, p.12

[2] Branca Edmeé Marques, (1899-1986), cientista portuguesa na área de física e química. Doutorou-se  em 1935, na Universidade de Paris sob orientação de Marie Curie.

 

Exposição de Arte e Ciência