2022 - Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

 

Precisamos de mais ciências básicas para alcançar a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o ano 2022 é o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

 

“Precisamos de mais ciências básicas para alcançar a Agenda 2030 e seus 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.” São 17 metas para melhorar a saúde e a educação, reduzir a desigualdade e estimular o crescimento económico. Não esquecendo as mudanças climáticas e a urgência da preservação dos oceanos e florestas.

“Maior consciência global e mais educação em ciências básicas é vital para atingir o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida das pessoas ao nível global”, não esquecendo que “as ciências básicas e as tecnologias emergentes respondem às necessidades da humanidade”.

A Assembleia Geral das Nações Unidas convida todas as organizações do sistema das Nações Unidas e outras organizações globais interessadas, incluindo as instituições vocacionadas para o Ensino, Cultura e Ciência, a promover a reflexão, consciencialização públicas, e a divulgação junto da sociedade, sobre a importância das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável, a “contribuir para que crianças e jovens desenvolvam as competências, capacidades, atitudes e valores que lhes permitam aprender e continuar aprendendo, compreender, questionar, interagir, tomar decisões e transformar o mundo em que vivem. Desta forma, o ensino das ciências deve proporcionar conhecimentos científicos necessários para a tomada de decisões por cada cidadão, em questões que se prendem com o seu quotidiano e para que possam atuar como protagonistas de um desenvolvimento sustentável”.


PÁGINA OFICIAL

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Temas - Comissão Nacional da UNESCO (mne.gov.pt)

O Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para 2022 - Conselho Internacional de Ciência (council.science)

Ciência para um futuro sustentável - Temas - Comissão Nacional da UNESCO (mne.gov.pt)

 


 

 

PROGRAMA DE ATIVIDADES  
(Brevemente disponível)