Armadilha de pesca

Objeto do mês de novembro 2021

Este mês, destacamos uma armadilha de pesca, manufaturada com fibras vegetais mediante a técnica do torcido – técnica que se obtém pela torção de vários fios entre os elementos que constituem a urdidura.

Este foi um objeto utilizado em São Tomé e Príncipe para a apanha de peixe, ao longo do século XX, e ainda hoje utilizado por algumas comunidades. A armadilha é assente na água, no seu interior colocado o isco e, por vezes, a boca da armadilha é ainda rodeada por ervas.

Esta peça pertence à coleção do Museu Agrícola Colonial (MAC) do Instituto de Investigação Científica Tropical, integrado na Universidade de Lisboa em 2015. O MAC funcionou no Palácio dos Condes da Calheta entre 1929 e 1992 e acolheu objetos de diferentes tipologias provenientes dos antigos territórios ultramarinos.

Atualmente, esta armadilha encontra-se na Exposição “Plantas e Povos”, em exibição no MUHNAC, que chama a atenção para a utilização da diversidade vegetal ao longo da história. As matérias primas utilizadas na manufatura dos mais diversos objetos foram, e continuam a ser, as que a Natureza oferece acompanhando, desde sempre, a evolução humana.

Esta armadilha de pesca apenas produzida com fibras vegetais, é um excelente exemplo da importância da utilização deste tipo de recursos para a subsistência e desenvolvimento económico de tantas comunidades piscatórias.

Neste contexto, e olhando para os objetos do museu como potenciadores de diálogos enquadrados pela missão do MUHNAC de promover a curiosidade e compreensão pública sobre a natureza e ciência através de projetos de investigação, refira-se o projeto COBIO-NET, financiado pela Fundação Aga-Khan e Fundação para a Ciência e Tecnologia do qual o MUHNAC é parceiro. Um dos objetivos deste projeto é a preservação das espécies e habitats costeiros através do envolvimento das comunidades da ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe) no uso sustentável dos recursos vivos e na reabilitação dos ecossistemas degradados.

Visite a exposição "Plantas e Povos", patente no MUHNAC e conheça este objeto.

 

Armadilha de pesca | Fishing trap
Coleção do Museu Agrícola Colonial | Collection of the Colonial Agricultural Museum
S. Tomé e Príncipe
IICT-MAC/510
Séc. XX
Fibras vegetais | Vegetable fibers
80cmX42cm

 

English version