Big Picnic Portugal - COMER BEM DAQUI E D' AGORA

Projeto europeu sobre segurança alimentar

Encontre o link para downloado do livro de receitas "LEGUMINOSAS NO PONTO!" mais abaixo.

BIG PICNIC, BIG QUESTIONS?

O que é?

A ‘segurança alimentar’ assenta no desafio de garantir uma alimentação global com produtos seguros e nutritivos, tendo em conta a previsão de um aumento da população mundial para 9 mil milhões de pessoas em 2050.
Coordenado pela Botanic Gardens Conservation International (BGCI) com sede em Londres, este projeto foi desenhado para envolver o público em geral numa reflexão sobre o futuro da nossa alimentação. O projeto, com duração de 3 anos, vai trabalhar com o público europeu e do Uganda através do desenvolvimento de exposições itinerantes, atividades e eventos participativos que permitam disseminar os conteúdos sobre segurança alimentar e alimentação saudável.
As comunidades locais poderão também participar nos Cafés de Ciência – eventos especiais desenhados para inspirar o debate e recolher a opinião pública. No geral, é esperado que o projeto atinja 8 mil pessoas. Por outro lado, a possibilidade de promoção dos conteúdos através da tecnologia e dos meios de comunicação social permite estimar a audiência total do projeto em cerca de 300 mil pessoas.

 

MEMBROS DO CONSÓRCIO

Botanic Gardens Conservation International, Reino Unido
Universitaet Innsbruck, Áustria
University College London, Reino Unido
Agentschap Plantentuin Meise, Bélgica
Stichting Waag Society, Holanda
Comune Di Bergamo, Itália
Universiteit Leiden, Hortus botanicus Leiden, Holanda
Uniwersytet Warszawski, Polónia
Universidade de Lisboa, Portugal
Hellinikos Georgikos Organismos – Dimitra, Grécia
Sofiiski Universitet Sveti Kliment Ohridski, Bulgária
Agencia Estatal Consejo Superior De Investigaciones Cientificas, Espanha
Universidad De Alcalá, Espanha
Landeshauptstadt Hannover, Alemanha
Freie Universitaet Berlin, Alemanha
Wissenschaftsladen Bonn Ev, Alemanha
Universitetet I Oslo, Noruega
Tooro Botanical Gardens, Uganda
Royal Botanic Garden Edinburgh, Reino Unido

 

O PROJETO NO MUHNAC-ULISBOA

A missão do MUHNAC-ULisboa para o projeto BIG PICNIC, BIG QUESTIONS? é de construir e liderar uma rede de parceiros locais – no centro de Lisboa – envolvendo-os na dinamização e promoção da Dieta Mediterrânica, usando e preservando as plantas nativas.

Comer bem Daqui e D’agora (Grow Local, Eat Healthy) é o mote para o projeto em Portugal que inclui o desenvolvimento de uma exposição itinerante, de um Ciclo de Cafés de Ciência e de atividades de educação e disseminação para o grande público. A equipa do Jardim Botânico de Lisboa pretende colaborar com grupos/parceiros locais de forma a promover o envolvimento de um público mais vasto, incluindo idosos, a comunidade vizinha do Jardim Botânico, famílias, estudantes/ comunidades da Universidade de Lisboa e escolas locais.


PROGRAMA DE ATIVIDADES

Exposição “Plantas na minha comida”
A partir de março de 2018.
Mais informação brevemente disponível.

Ciclo de Cafés de Ciência
Com uma periodicidade mensal ou bimestral a partir de novembro de 2017 até outubro de 2018.
Mais informação brevemente disponível.

Atividades Educativas
Participe nas atividades Big Picnic Portugal nos dias comemorativos dinamizados pelo MUHNAC-ULisboa (21 de março, 18 de abril, 18 de maio e 1 e 5 de junho).
Mais informações brevemente disponíveis.

 

LIVRO DE RECEITAS "LEGUMINOSAS NO PONTO!"

Criado no seguimento do ciclo de oficinas “Leguminosas no Ponto!”, que decorreu em 2016, este livro de receitas representa o culminar de um ano de consciencialização coordenado pelo MUHNAC-ULisboa para os benefícios e potencialidades das leguminosas secas em Portugal e no mundo. 

O livro é composto por 20 deliciosas receitas propostas por chefs de cozinha das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e avaliadas pela Associação Portuguesa de Nutrição, apresentando aos seus leitores a esfera das leguminosas de uma forma original e criativa em 6 dimensões: nutrição, saúde, agricultura, segurança alimentar, biodiversidade e história da alimentação. 

Esta obra conclui o compromisso estabelecido em 2016 entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, o Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e o Escritório de Informação da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas em Portugal e junto da CPLP, para a concretização de um programa nacional de consciencialização para o Ano Internacional das Leguminosas representando igualmente um gesto de gratidão e de reconhecimento por todas as entidades participantes neste programa nacional de celebração.

Faça o download do livro de receitas "Leguminosas no Ponto" aqui.

 
BIG PICNIC QUESTIONÁRIO
 
Agradecemos a colaboração no preenchimento deste questionário! As suas respostas ajudarão o conjunto de jardins botânicos parceiros neste projeto a entender o papel que a alimentação tem na nossa vida. 
 

Fique atento ao nosso Facebook e Instagram e partilhe connosco as suas receitas saudáveis e sustentáveis. Utilize o hastag #bigpicniportugal.

Mais informações sobre o projeto internacional em: bigpicnic.net

 

  

Projeto financiado pela União Europeia Horizonte 2020 No 710780