Tecidos e ADN

A Coleção de Tecidos e ADN é uma referência nacional e internacional, como provedora e recetora de amostras biológicas para a caracterização da fauna Ibérica.

A Coleção de Tecidos e ADN conta atualmente com cerca de 26.000 amostras de diferentes grupos taxonómicos da fauna de Portugal e de outros países. Tem como principal objetivo reunir material biológico de espécies ibéricas de invertebrados e vertebrados, com particular ênfase para as espécies da fauna portuguesa referenciadas como ameaçadas.

Esta coleção foi iniciada em 2002 e apresenta desde então uma importante taxa de crescimento, suportada por projetos de investigação de equipas do MUHNAC e por doações de outras equipas e instituições. É constituída por material biológico diverso, incluindo diferentes tipos de tecidos e extratos de ADN.

O MUHNAC participa na iniciativa “International Barcode of Life Project” (http://ibol.org/) e no âmbito desta iniciativa internacional tem incorporado exemplares-referência e respetivas amostras de tecido, que são a base de uma biblioteca de dados genéticos das espécies capturadas em território nacional.

Natacha Mesquita é a curadora.

Tipo de coleção: 
Coleção de História Natural