África no MUHNAC 2020

 

Os museus são espaços de encontros e de diálogos. Estabelecem conexões próximas e remotas, visíveis e invisíveis, entre pessoas, territórios e ideias. As conexões entre África e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa são múltiplas e ramificadas, compreendendo importantes coleções científicas provenientes de países africanos, relações com museus e universidades africanas e ainda projetos de colaboração com vista à preservação do património científico e da conservação da natureza, entre outros.

 

Aproveitando as comemorações do Dia Mundial de África a 25 de maio, o Museu inicia uma série de iniciativas culturais que se estenderão ao longo de 2020 e pretendem divulgar, valorizar e expandir estas conexões a partir de um olhar cruzado e contemporâneo.
 

O programa #AfricanoMUHNAC2020 foi desenvolvido com múltiplas associações da sociedade civil e da Universidade de Lisboa e inclui:

  • Conversas LIVE 
  • Visitas virtuais às coleções africanas do Museu
  • Sessões Live de Música e Poesia
  • Gastronomia
  • Projetos de arte de vários autores

A participação é livre através das redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e da plataforma ZOOM e a programação está disponível quer na página do MUHNAC quer nas dos parceiros.

Ficamos à sua espera!

 

ORGANIZAÇÃO:

AEAP - Associação de Estudantes Angolanos em Portugal
AEGBL - Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Lisboa 
AEMOP-nl - Associação de Estudantes Moçambicanos em Portugal - Núcleo de Lisboa
AEPP - Associação de Estudantes do Príncipe em Portugal
Centro Cultural Africano 
DJASS-Associação de Afrodescendentes
Clube de Lisboa 
INMUNE – Instituto da Mulher Negra 
Instituto Marquês de Valle Flôr
MUHNAC - Universidade de Lisboa
NEAIST - Núcleo de Estudantes africanos do Instituto Superior Técnico
UECL - União dos estudantes Cabo-Verdianos de Lisboa

 

PROGRAMA LIVE

22 de maio

18:00 – CONVERSA
A eficiência da resposta africana à pandemia COVID-19: sessão promovida pelas Associações de Estudantes parceiras, com a presença de Jeremias Agostinho.
Participe aqui.
Assista em direto no Facebook do MUHNAC
 

23 de maio

15:00 – CONVERSA
Igualdade de Género em África: sessão promovida pelas Associações de Estudantes parceiras, com a presença de Adolfo Lopes Varela e Neusa Sousa.
Moderação: Kétsia Bernardo
Participe aqui.
Assista em direto no Facebook do MUHNAC
 

24 de maio

17:00 – VISITA
Exposição “Moranças, Habitats Tradicionais da Guiné-Bissau”: acompanhem em direto o arquiteto Geraldo Pina, investigador no DINÂMIA’CET – ISCTE, numa visita comentada à exposição.
Siga no Instagram @muhnac
 

25 de maio – Dia Mundial de África

11:00
#AfricanoMUHNAC2020: apresentação do programa numa conversa com Marta Lourenço, Diretora do Museu e Marta Costa, coordenadora do programa.
Siga em direto no Instagram @muhnac
Veja o vídeo aqui.
 

15:00 - CONVERSA
Dinâmicas atuais em África – impactos da pandemia: sessão promovida pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e pelo Clube de Lisboa, onde serão abordados os impactos da pandemia nas dinâmicas que estavam em curso, com destaque aos domínios da saúde, economia e da governação. A sessão terá a duração de 30 minutos, consistindo numa apresentação de 12 minutos feita por Fernando Jorge Cardoso, seguida por questões colocadas pelos participantes.
Moderação: Cristina Peres, jornalista do Expresso
Participe aqui.
Assista em direto no Facebook do MUHNAC
 

17:00 - CONVERSA
A descolonização dos Museus e coleções científicas: sessão promovida pela Associação DJASS, com a presença de Judite Primo, docente e Investigadora em Museologia na Universidade Lusófona, João Figueiredo, Investigador do CEIS20/UC.
Moderação: Marta Lourenço
Participe aqui.
Assista em direto no Facebook do MUHNAC
 

19:00 - CONVERSA
Educação enquanto fator de desenvolvimento em África: sessão promovida pelas Associações de Estudantes parceiras, com a presença de Sofia Rodrigues e Luís Sinate, Presidente de Direção da Associação de Professores e Formadores Lusófonos - APROFFLUSO:
Moderação: Kétsia Bernardo
Participe aqui.
Assista em direto no Facebook do MUHNAC
 

26 de maio

16:00 – CONVERSA
A Herança Africana e o Feminismo Negro: sessão promovida pela Associação INMUNE com a presença de várias convidadas onde serão discutidas questões como:

- de que forma é que a arte, as representações artísticas e os museus podem contribuir para perpetuarmos a nossa herança no espaço e no tempo?

- qual o impacto da falta de representatividade de artistas negras e da arte negra na construção de uma identidade colectiva?

- Em situação de crise percebemos que as desigualdades são exacerbadas. A Covid-19 trouxe-nos o desafio de identificar, sinalizar e combater essa realidade?

Participe aqui: link brevemente disponível
 

28 de maio

18:00 – CONVERSA
Práticas para uma educação anti-racista: sessão com Ana Alcântara, professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, onde iremos conversar sobre as atividades levadas a cabo no Roteiro desenvolvido pela investigadora para debate e reflexão sobre práticas de inclusão na educação informal e não -formal, combatendo legados da escravatura e do colonialismo na contemporaneidade.
Moderação: Noémia Simões, Raquel Barata
Participe aqui.
Assista em direto no Facebook do MUHNAC
 

29 de maio

15:00 – CONVERSA
Museus em diálogo, entre Lisboa e Maputo: conversa informal entre Lucília Chuquela, Diretora do Museu de História Natural de Maputo da Universidade Eduardo Mondlane e Presidente do ICOM-Moçambique e Marta Lourenço, Diretora do MUHNAC da Universidade de Lisboa e Presidente do ICOM-UMAC.
 

Data a anunciar brevemente

África no Museu: passado, presente e futuro
Mesa-redonda sobre projetos de colaboração do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa em parceria com instituições africanas.

 

ÁFRICA NAS COLEÇÕES DO MUHNAC

90 segundos no Museu - O elefante africano: vídeo que dá a conhecer a importância das coleções de história natural para a investigação científica sobre os elefantes africanos.  Um projeto digital, coordenado pela curadora Cristiane Bastos-Silveira.
Veja o vídeo aqui.

Plantas africanas. Visita virtual ao Jardim Botânico de Lisboa: destaque para algumas espécies botânicas de origem africana no jardim botânico com Raquel Barata, coordenadora do Núcleo de Públicos e Programação do MUHNAC
Veja o vídeo aqui.

A girafa e o rinoceronte: venham conhecer este conto africano sobre como a girafa ficou com o pescoço comprido. Um vídeo realizado por Cristiane Bastos-Silveira, curadora da Coleção de Mamíferos do IICT-ULisboa, ilustrado por Fil e narrado por Raquel Barata, coordenadora do Núcleo de Programação e Públicos do MUHNAC.
Veja o vídeo aqui.

 

Todas as girafas são iguais? Vejam como os padrões da pele da girafa podem variar de acordo com a origem geográfica. Descarreguem, imprimam os desenhos e pintem os vossos próprios padrões. 

 

MUITO MAIS A ACONTECER NAS REDES SOCIAIS DO MUHNAC E DOS PARCEIROS. FIQUEM ATENTOS E SIGAM-NOS

Instagram @muhnac
Instagram @dia_de_africa
Facebook do MUHNAC
Canal Youtube do MUHNAC

 

Gastronomia

- Chef Anselmo Silvestre

Dança

- Mestre Petchu
- TCHUSSECA, Performance e Coreografia: Onésia Custódio. Produção: OWNit Movement

Música

- Bonifácio Áureo
- Ritmos de Moçambique, por Kekey
- Ritmos de Moçambique, por Vitto
- Nkosi Sikelel 'iAfrika ou Hosi Katekissa Afrika, pelos estudantes da Escola Superior de Música de Lisboa: Florêncio Manhique, Kleyd Alfainho, Edvânio Vunge, Jeremias Cumba, Márcia Massicame
- Txuba pela dupla Beth & Patrícia Carvalho

ARTE

- Exposição “De Dentro para fora” do artista plástico Armando Scoott
- Exposição “I. Angola II. São Tomé e Príncipe III. Cape Town do fotógrafo Magno Daniel
- Exposição “Meu Orixá” da fotógrafa e artista visual Márvila Araújo
- Exposição da artista visual e educadora social Kika Carvalho
- Exposição “África” da artista Eliane Lima
- Exposição “Mulher & Mar”, uma experiência virtual do artista Helder Cardoso
- Exposição de pintura do artista plástico Júlio Madika
- Exposição do artista Kevin Pereira Lima
- Projecto MuArte

Poesia

Yumina Zedo

Moda

- Kamana Félix
- Minha_Marcah
- Etniks
- Black Money Collection de Nina Silva