Investigar

Notícias e anúncios mais recentes

Nova espécie de lagarto Cordylus identificada em Angola

Foto: Ishan Agarwal

Mariana Marques, curadora assistente e Luís Ceríaco, curador externo da coleção de Anfíbios e Répteis do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, fazem parte da equipa de investigadores que identificou uma nova espécie de lagarto-espinhoso-rupícula (Cordylus phonolithos) em Angola.

Esta espécie, em comparação com outras espécies do género Cordylus, distingue-se pelo arranjo das escamas cefálicas, coloração e por caracteres osteológicos.

Holótipos históricos considerados perdidos em 1978 foram redescobertos no MUHNAC

Os holótipos históricos das espécies de amonite Vascoceras gamai e Vascoceras barcoicense, descritas pelo geólogo suíço Paul Choffat (1849-1919) no final do século XIX, que foram dados como perdidos no fogo de março de 1978 na Faculdade de Ciências de Lisboa, foram redescobertos em bom estado de conservação no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Investigadores do MUHNAC e da California Academy of Sciences (EUA) descobrem nova espécie de lagarto

Fotografia de Ross Wanless

No âmbito de projectos de investigação sobre a biodiversidade das ilhas do Golfo da Guiné que tem sido levados a cabo por investigadores do MUHNAC e da California Academy of Sciences (EUA), foi recentemente descoberta uma nova espécie de lagarto para a ciência.

Páginas