Jornadas Europeias do Património | Programa MUHNAC

Set
23
Set/23 14:45 - Set/25 14:45
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Património sustentável

Quando: 
Sexta, 23 Setembro, 2022 - 14:45 a Domingo, 25 Setembro, 2022 - 14:45
Onde: 
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), volta a participar em mais uma edição das Jornadas Europeias do Património. Este ano subordinadas ao tema Património Sustentável.

Um tema que nos convida a pensar e explorar medidas para proteger o património europeu face às alterações climáticas e degradação ambiental, alertando as comunidades para o seu papel no processo de construção de um futuro mais sustentável.

PROGRAMA

23 SETEMBRO

11h às 12h - Reis e estrelas
Visita orientada ao  Observatório da Tapada da Ajuda

Sabe porque foi construído um observatório astronómico na antiga tapada real? E qual foi o papel do rei D. Pedro V na edificação do mesmo? Sabe onde foi efectuada a primeira chamada telefónica do país? Venha descobrir estas e outras histórias numa visita pelos recantos deste observatório único no país.

Público alvo: a partir dos 10 anos
Lotação máxima: 20 participantes

 

11h às 12h - O Jardim Botânico de Lisboa – Coleção Botânica com destaque especial às espécies da Flora do Brasil
Visita orientada ao Jardim Botânico de Lisboa

O Jardim Botânico de Lisboa inaugurado em 1870 apresenta uma coleção de plantas muito diversificada. Existem mais de 1300 taxa, incluindo subespécies e variedades pertencentes a cerca de 208 famílias. As famílias dominantes na coleção são, respetivamente as Asteraceae (94 táxons), Fabaceae (48), Labiatae (40), Euphorbiaceae (38), Solanaceae (38), Liliaceae (37) e Rosaceae (35). Podemos encontrar espécies da região Mediterrânea, Macaronésia, África, América, Austrália, Nova Zelândia, China, Japão, entre outras áreas geográficas. Muitas destas espécies pertencem à flora brasileira e vão ter destaque especial na visita.

Público alvo: público em geral
Lotação máxima: 25 participantes

 


14h30 às 15h30 - Uma breve incursão pela flora do Brasil
Visita orientada ao Herbário LISU

Um herbário é uma coleção organizada de plantas secas e geralmente prensadas, fixadas em folhas de cartolina e acompanhadas de uma etiqueta em que consta o seu nome latino, o local e data de colheita, o nome do ou dos coletores e as notas que se julguem adequadas sobre a ecologia e o habitat da espécie em causa.
As coleções de plantas vasculares do herbário LISU incluem, para além das coleções de Portugal e da Macaronésia, importantes coleções históricas de plantas africanas e do Brasil, com grande interesse científico e museológico.
Uma das coleções mais importantes foi reunida por Alexandre Rodrigues Ferreira (1755-1815) e integra sobretudo espécimes da flora sul-americana (1260 exemplares). A. Rodrigues Ferreira foi o discípulo que Domingos Vandelli escolheu para a ”Viagem Philosophica” ao Brasil (1783-1792), de que resultaram colheitas de espécimes da flora e fauna brasileiras.

Público alvo: Público em gera
Lotação máxima: 10 participantes

 

16h às 17h - A Pedra do Ingá contada em quatro atos
Visita orientada à exposição "Índice - itacoatiara do ingá"

A exposição ÍNDICE itacoatiara do ingá, do artista e investigador João Lobo, parte do monumento ITACOATIARA ou Pedra do Ingá, onde se encontram gravadas gravuras pré-históricas. O artista fotografou as formas esculpidas no monolítico num contexto estritamente artístico de índices pré-históricos.

Público alvo: Público em geral
Lotação máxima: 20 participantes

 

Atividades gratuitas. Marcação prévia obrigatória.
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808