Laboratoire Experimental

Exposição das artistas internacionais Annabelle Moreau e María Roldan

25 de Maio de 2016 a 10 de Julho de 2016

Laboratório de Química Analítica | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

A exposição Laboratoire Experimental  é a  primeira colaboração entre as artistas Colombiana e Francesa em Portugal: María Roldán e Annabelle Moreau, a qual abrirá portas em simultâneo com a feira de arte ARCO LISBOA.

Uma exposição que explora a relação entre a presença e a ausência, o passageiro e o permanente e a mutação entre os estados de dispersão da matéria. Para esta mostra, as artistas decidiram explorar a lente e o seu efeito no que é visto através de si, bem como o processo de transformação e realidades intangíveis.

Réflexion Réversible, inspirado no telescópio Hubble, incluirá duas lentes principais que se encaram mutuamente, convidando os visitantes a refletir sobre a natureza dos objetos e a sua relação. A L' OEil Nu consistirá numa lente de gelo distribuída por todo o laboratório experimental, encapsulada no que parecem ser dispositivos óticos que revelam cada uma das fases de transformação ao longo do dia. Catching the wind: Portugal é um filme feito pelas duas artistas que será projetado no anfiteatro do Museu e contará com uma composição única criada pelo artista português Sílvio Rosado. Este projeto foi documentado em inúmeras localidades portuguesas, numa procura pelo vento.

Laboratoire Experimental cativará os visitantes para partirem atrás de novas descobertas, resolvendo transformações e estados efémeros. O espetador oscilará entre estados de maravilha face ao entendimento do próprio espaço e do universo.

Comissária: Sofia Marçal

Exposição temporária