Plantas na minha comida

Exposição itinerante

27 de Fevereiro de 2018 a 30 de Abril de 2019

Palmário| Jardim Botânico de Lisboa | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

O que é o jantar? A exposição itinerante "Plantas na minha comida" convida à descoberta de soluções saudáveis, sustentáveis e saborosas para as nossas refeições diárias. O MUHNAC-ULisboa é parceiro do projeto europeu Big Picnic, Big Questions para a disseminação em Portugal da Dieta Mediterrânica e da preservação das plantas nativas, neste ano em que se comemora o Património Cultural, sob o mote Comer bem, daqui e d’agora (Grow local, eat healthy).

Este módulo que nos transporta para uma confortável cozinha apresenta assim dicas e sugestões a considerar na nossa alimentação, listas de compras com produtos locais e da época, receitas saborosas com leguminosas (descarregue aqui o livro de receitas "Leguminosas no Ponto") e os princípios da Dieta Mediterrânica, como uma alternativa saudável e sustentável.

A “cozinha” oferece ainda a possibilidade de completar o jogo magnético do frigorífico sobre as proporções de uma alimentação equilibrada e sustentável e um espaço onde se podem partilhar as preocupações sobre o futuro da nossa alimentação. Uma parede decorada sugere ainda a partilha de fotos nas redes sociais (#bigpicnicportugal) acompanhadas de ideias e receitas saudáveis e sustentáveis.

Esta exposição itinerante estará no Museu até final de abril e seguirá posteriormente para outros espaços públicos de Lisboa e do país.

Big Picnic exhibition Plants for Dinner

What's for dinner? The itinerant exhibition Plants for dinner invites the visitor to discover healthy, sustainable and tasty solutions for daily meals. The National Museum of Natural History and Science of the University of Lisbon (MUHNAC-Ulisboa) is a partner of the European project Big Picnic, Big Questions for the dissemination of the Mediterranean Diet in Portugal and the preservation of native plants, under the motto Grow local, Eat healthy in this year in which Europe celebrates the Cultural Heritage.

This exhibition intends the immersion into a comfortable kitchen while discovering some tips and suggestions to consider for daily food habits: shopping lists with local and seasonal products, tasty recipes with pulses (download here the book “Pulses ready to eat”) and the principles of the Mediterranean Diet as a healthy and sustainable alternative.

The "kitchen" also offers the possibility to complete the magnetic set in the fridge door about the proportions of balanced and sustainable meals and a black board to share the concerns about the future of our food. A decorated wall suggests sharing photos on social networks (#bigpicnicportugal) to engage about healthy and sustainable ideas and recipes. This itinerant exhibition will be displayed in the Museum and Lisbon Botanic Garden until the end of April and will follow to the congress Eurogard VIII and to other botanic gardens and museums in Lisbon and Portugal.

Exposição temporária