Saúde e alimentação: uma união difícil?

Maio
16
Maio/16 17:00 - Maio/16 18:30
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Ciclo Cafés de Ciência "Big Picnic, Big Questions?"

Quando: 
Quarta, 16 Maio, 2018 - 17:00 a 18:30
Onde: 
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Como introduzir hábitos alimentares mais saudáveis? Como promover o consumo de plantas locais, sem esquecer a partilha de saberes entre gerações?

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, através do projeto europeu “Big Picnic, Big Questions?”promove, até outubro de 2018 um ciclo de Cafés de Ciência com o objetivo de discutir as diferentes dimensões da alimentação saudável e sustentável.

Neste Café Ciência vamos discutir questões sobre nutrição e saúde com três especialistas de diferentes áreas.

Participação livre, sujeita a lotação da sala (30 lugares)

Inscrições e mais informações:
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

 

Convidados

Paulo Fernandes – Departamento de Alimentação e Nutrição, do INSA-Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

Maria João Gregório – Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa

Helena Rebelo de Andrade – Museu da Saúde, do INSA-Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge 

 

Sobre o Projeto Big Picnic:

Promovido pela Botanic Gardens Conservation International (BGCI) com sede em Londres, o projeto Big Picnic, Big Questions foi desenhado para envolver o público em geral numa reflexão sobre o futuro da nossa alimentação. O público europeu e do Uganda será o destinatário, até abril de 2019, de exposições itinerantes, publicações, atividades e eventos participativos que pretendem disseminar os conteúdos sobre segurança alimentar e sensibilizar para uma alimentação saudável e sustentável.

Em Portugal, o projeto está a ser coordenado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) e decorre no Jardim Botânico de Lisboa. A missão do MUHNAC-ULisboa no âmbito do consórcio inclui a promoção de uma rede de parceiros – locais, numa fase inicial e posteriormente nacionais - envolvendo-os na dinamização e promoção da Dieta Mediterrânica, usando e preservando as plantas nativas.

Alimentação Saudável e Sustentável é o mote para o projeto Big Picnic em Portugal, integrando o desenvolvimento deste Ciclo de Cafés de Ciência.