Tiradores

Uma exposição de Diogo Maia

Quando: 
15 de Setembro de 2018 a 7 de Outubro de 2018
Onde: 

Sala A137 | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Esta exposição é composta por uma série de fotografias sobre o trabalho de extração da cortiça, acompanhada por uma gravação áudio com o som e conversas dos respetivos tiradores, que nos transportam para o universo rural criando assim uma experiência sensorial mista entre o som e a fotografia. 
 
“Uma pequena comunidade agrícola, chamada no vulgo da indústria da cortiça de “tiradores”, utiliza um processo ancestral de extração de cortiça. 
 
Os tiradores trabalham num sistema de pares denominado de parelha, em que dependem uns dos outros. Para o bom funcionamento da equipa é essencial que haja um elevado nível de sinergia e confiança dado o risco de acidentes graves. 
 
Estes profissionais trabalham em condições extremas com elevadas temperaturas, equilibrados em árvores, tendo a sensibilidade de utilizar apenas a força suficiente para extrair a cortiça sem danificar a árvore. Para tal, é necessária habilidade manual e muita experiência. 
 
A cortiça é extraída pela primeira vez quando um sobreiro atinge os 25 anos e é posteriormente retirada de 9 em 9 anos. A mestria dos tiradores é fundamental para garantir a qualidade da cortiça de tiragem em tiragem.

Diogo Maia

Exposição de Arte e Ciência