Insetos Polinizadores

Este mês é exibida uma gaveta entomológica com vários tipo de insetos polinizadores

Coleção:

A polinização é o processo de transmissão do pólen dos estames masculinos de uma flor para o estigma do carpelo. A produção de sementes, através da reprodução sexual, é uma das maneiras pelas quais as plantas com flor (angiospermicas) produzem descendentes. A polinização é um serviço de ecossistema essencial para a manutenção das comunidades de plantas silvestres e agrícolas, sendo que pelo menos 80% das espécies cultivadas do mundo precisam de polinização para produzir sementes. A polinização é necessária para a produção da maioria das frutas e legumes que consumimos.

As plantas contam com vetores para fazer a polinização, muitos desses vetores são animais que que denominamos de polinizadores. A grande maioria das plantas cultivadas dependem de polinizadores animais, dos quais a maioria são insetos. As abelhas e borboletas são os polinizadores mais amplamente reconhecidos, no entanto, outros tipos de insetos estão envolvidos na polinização, como escaravelhos, moscas, vespas, traças, etc.

Em 1999, a Convenção sobre Diversidade Biológica emitiu a Declaração de São Paulo sobre Polinizadores, reconhecendo o papel crítico estes desempenham no apoio e manutenção da produtividade terrestre, assim como os desafios de sobrevivência que enfrentam devido a alterações antropogénicas. O declínio do número e da saúde dos polinizadores representam uma ameaça significativa à biodiversidade, às redes alimentares globais e à saúde humana.

Insect Pollinators

Pollination is the process of transference of pollen from the male anther of a flower to the female stigma. The production of seeds, through sexual reproduction, is the one of the ways flowering plants (angiosperms) produce offspring. Pollination is a key ecosystem service essential to the maintenance of both wild and agricultural plant communities, being that at least 80% of our world's crop species require pollination to produce seeds. Pollination is required for the production of most fruits and vegetables.

Plants rely on vectors to transport pollen to the female stigma, many of these vectors are animals which are referred as pollinators. The vast majority of flowering plants and crops consumed by humankind rely on animal pollinators. Most plants are pollinated by insects, from which bees and butterflies are the more widely acknowledged. However, other types of insects are involved in pollination, such as beetles, flies, mosquitoes, wasps, moths, etc.

In 1999 the Convention on Biological Diversity issued the São Paulo Declaration on Pollinators, recognizing the critical role that these species play in supporting and maintaining terrestrial productivity as well as the survival challenges they face due to anthropogenic changes. The decline of the number and health of pollinators pose a significant threat to biodiversity, global food webs and human health.

This month an entomological drawer with several types of pollinator insects, from the insect collections of the Museu Nacional de História Natural e da Ciência and Instituto de Investigação Científica Tropical, is displayed.