Hands-on

Exposição inserida na programação do festival TheNewArtFest'18

10 de Novembro de 2018 a 30 de Novembro de 2018

Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Exibição de obras de arte materiais e imateriais, sensoriais, mentais, ou especialmente interativas, de 38 autores seminais no aparecimento e desenvolvimento das artes de base tecnológica e cognitiva, nomeadamente na Internet e nas chamadas redes sociais.

O The New Art Fest ’18 comemora, com esta exposição, 25 anos de uma revolução tecnológica sem precedentes, na qual a arte não poderia deixar de estar presente, experimentando, inovando e consolidando um novo media de criação, comunicação e criação partilhada. As artes de base cognitiva, tecnológica, científica e filosófica (política) expandiramse e globalizaram-se ao longo destes 25 anos como nunca o fizeram em toda a história da humanidade. É um fenómeno radical que tarda, porém, a entrar em boa parte dos museus entrincheirados naquilo a que de modo distraído e convencional chamamos ‘arte contemporânea’.

Esta exposição demonstra, pela extensão das referências inscritas em 25 bases de dados online, onde poderemos navegar literalmente por milhares de obras de muitas centenas de artistas de todo o mundo, que quando falamos de arte, ciência e tecnologia não estamos a mencionar um nicho cultural, ou de mercado, mas sim a tendência dominante da cultura e das artes no mundo estendido pela Internet.

Curadoria: António Cerveira Pinto, Brian Mackern, Gustavo Romano e Nilo Casares
Colaboração especial: MEIAC