Observatório Astronómico da Ajuda

Visitas orientadas às quartas-feiras

Foto - Marc Heller | Cortesia Ministério da Cultura de França

O Observatório Astronómico da Ajuda (OAA), na Tapada da Ajuda, pode, agora, ser visitado todas as quartas-feiras.

Construído entre 1861 e 1878, o OAA foi o observatório nacional em Portugal, contribuindo para a pesquisa e formação de astrónomos durante décadas. Ainda hoje, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, está localizado nas instalações do OAA e continua a fazer pesquisa avançada e comunicação de ciência, aproximando os públicos da astronomia.

O edifício principal do OAA - retratado nesta foto de Marc Heller - bem como a fabulosa coleção de instrumentos, os arquivos históricos e a biblioteca são preservados, estudados e disponibilizados pelo MUHNAC desde 2012. A curadora é Paula Santos.

Mais informações sobre como visitar e conhecer esta joia do nosso património científico aqui.