Inauguração da exposição "Pequenos Prazeres"

Jan/24 19:00
Laboratório de Química Analítica | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Da artista Renata Bueno

Quinta, 24 Janeiro, 2019 - 19:00
Ao longo dos últimos 10 anos a artista vem colecionando Formas e Significados. Formas suas, formas dos outros. Significados dos outros, significados seus.

Renata Bueno inicia na busca de referências em objetos de duas características: vermelhos (compondo um conjunto de 30 formas) e objetos que, para ela, representem algo importante ou simbólico (compondo um conjunto de 30 significados).
Os dois conjuntos são apresentados dentro de pequenos vidros, todos idênticos, formando o início de uma composição poética.

A artista convida outras pessoas a participar do trabalho. Cada um recebe dois vidros vazios. Dentro deles uma proposta: colocar algo vermelho em um, e algo com significado para quem recebeu o vidro no outro. Como instrução básica para todos: os vidros devem conter objetos sempre sólidos e não perecíveis.

Para quem recebe, um desafio intrigante; para Renata, uma composição que cresce a cada novo vidro.

Todos os vidros são minuciosamente catalogados com numeração, de acordo com a ordem do recebimento, nome e profissão de quem participa do projeto.

Cada vidro ganha um desenho próprio ao entrar para a composição. Renata usa pequenos papéis (formato 8X10cm) e apenas lápis e caneta preta. Os vidros com objetos vermelhos são retratados através de desenhos de observação. O mais importante, nesse momento, é captar a forma de cada um. Já os vidros com objetos significantes são retratados através de desenhos de imaginação. A partir do olhar sobre os objetos.

Curadoria de Sofia Marçal