18 de maio: “Os Museus como plataformas culturais: o futuro da tradição”

Celebra-se a 18 de maio de 2019, o Dia Internacional dos Museus sob o tema “Os Museus como plataformas culturais: o futuro da tradição”.

Desde 1977 que o ICOM – International  Council of Museums definiu o Dia Internacional dos Museus para sensibilizar o público para o papel que os Museus desempenham na sociedade. Desde então, verifica-se que o papel dos Museus tem vindo a mudar, deixando de ser consideradas instituições estáticas para passarem a ser interativas, direcionadas para as audiências, mais adaptadas e orientadas para as comunidades.

Assim, em 2019, pretende-se neste dia (18 de maio) se reflita sobre “Os Museus como plataformas culturais: o futuro da tradição”, ou seja, sobre nos novos papeis que os Museus desempenham como atores ativos das suas comunidades.

Para além das suas principais missões – de recoleção, conservação, comunicação, investigação e exposição – os Museus têm hoje um papel ativo junto das suas comunidades como espaços inovadores para abordagem de importantes problemas sociais locais e globais.

Ao assumirem-se cada vez mais como centros culturais, os Museus também encontram novas formas de honrar as suas coleções e histórias e criar tradições que terão novos significados para as gerações futurais e para o público cada vez mais globalizado.