Professor Galopim de Carvalho distinguido com grau de Doutor Honoris Causa

Decorre no próximo dia 9 de abril, a partir das 15h30, a cerimónia de outorga do grau de Doutor Honoris Causa ao Professor Galopim de Carvalho, antigo Diretor do Museu Nacional de História Natural. O grau será atribuído pela Universidade de Évora.

O Professor Galopim de Carvalho foi diretor do Museu Nacional de História Natural de 1993 a 2003, período em que inaugurou várias exposições e interveio em mais de duas centenas de palestras que o tornaram responsável pelo carinho do público pelos dinossáurios. Dessas exposições sobressai a famosa "Dinossáurios regressam a Lisboa", que contou com 347 000 visitantes em apenas 11 semanas.

António Marcos Galopim de Carvalho nasceu em Évora, a 11 de agosto de 1931. É professor catedrático jubilado, tendo ensinado no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa desde 1961. Dirigiu inúmeros projetos de investigação e assinou mais de 200 trabalhos em revistas científicas, integrando diversos organismos nacionais e internacionais, nomeadamente a comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO. É autor de mais de duas dezenas de livros científicos, pedagógicos, de divulgação científica, de ficção ou de memórias. Como cidadão interventor, em defesa da Geologia e do património geológico, publicou mais de 150 artigos de opinião. É um símbolo nacional da defesa e preservação do património cultural e científico, nomeadamente de sinais marcantes da evolução da história natural.

Programa da Cerimónia