José de Almeida Fernandes - Naturalista no Museu Bocage

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa presta homenagem a José de Almeida Fernandes, naturalista do Museu do Bocage da Universidade de Lisboa, hoje parte do MUHNAC, e sentidos pêsamos aos seus familiares e amigos.

José de Almeida Fernandes, naturalista no Museu Bocage | FOTO: ABAE

José de Almeida Fernandes (17 de agosto de 1932 - 29 de abril de 2019) faleceu na passada segunda-feira, aos 87 anos, o biólogo e ambientalista José de Almeida Fernandes. Formado em ciências biológicas, foi a partir de 1957 naturalista no então Museu Bocage - Museu Zoológico e Antropológico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, hoje parte do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa.

No Museu, foi curador da coleção de entomologia e dedicou-se ao estudo e investigação da fauna de insetos do país. Um trabalho que resultou na publicação de um vasto conjunto de artigos científicos e tornou-o numa referência com forte influência na formação de uma nova geração de entomólogos da Universidade de Lisboa. O trabalho no Museu só terminou quando assumiu o cargo de Vice-Presidente da Comissão Nacional do Ambiente, após o 25 de abril de 1974.

José de Almeida Fernandes foi um dos pioneiros no lançamento das políticas ambientalistas em Portugal com papéis de destaque em várias associações, sociedades e organismos públicos como na Liga para a Proteção da Natureza, na Comissão Nacional do Ambiente, no Instituto de Conservação da Natureza, no Instituto de Promoção Ambiental. Foi fundador e Presidente do INAmb - Instituto Nacional do Ambiente, Presidente do Serviço Nacional de Parques e Reservas Naturais, sócio fundador da Associação Bandeira Azul, e ator fundamental no desenho das políticas públicas de ambiente, conservação da natureza e educação ambiental.

Em 2010, José de Almeida Fernandes foi reconhecido com o Prémio Carreira Fernando Pereira, atribuído pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente.

Créditos imagem:  https://ciencias.ulisboa.pt/pt/noticia/03-01-2019/um-retrato-da-zoologia