Enfermagem hospitaleira do séc. XVI ao XXI

Roteiros do Conhecimento 2019

Sábado, 13 Julho, 2019 - 11:00 a 12:30
Museu S. João de Deus, Casa de Saúde do Telhal

A história da enfermagem dos Irmãos de S. João de Deus, em Portugal, remonta ao séc. XVI. Desde essa época e ao longo de duzentos anos, os Irmãos prestaram cuidados de enfermagem e foram administradores dos Reais Hospitais Militares em território nacional, na Ilha de Moçambique e na Índia.

Em 1890, S. Bento Menni restaura a Ordem Hospitaleira em Portugal, iniciando a assistência médico-hospitalar nas áreas de enfermagem, de medicina e de psiquiatria. Ao longo do séc. XX e inícios do séc. XXI, os Irmãos hospitaleiros desenvolveram cuidados de enfermagem geral, psiquiátrica e infantil nas Casas de Saúde da Província Portuguesa (incluindo as do Brasil e de Timor e as das ex-colónias de Angola e de Moçambique). Atualmente, a enfermagem hospitaleira também presta Cuidados Continuados e Paliativos.

Parceiro: Museu S. João de Deus, Casa de Saúde do Telhal

Ponto de encontro: Museu S. João de Deus, Casa de Saúde do Telhal, Estrada do Telhal, nº55, 2725-588 Mem Martins

Atividade gratuita mediante inscrição - máx. 25 pessoas

Informações e inscrições:

ROTEIROS DO CONHECIMENTO
Programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da Cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras, que convida os portugueses a descobrirem o património nacional. Coordenado pelo MUHNAC-ULISBOA esta é uma iniciativa organizada em estreita parceria com entidades de Norte e a Sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

ORGANIZAÇÃO