Geologia de Lisboa no Museu Geológico

Roteiros do Conhecimento 2019

Sábado, 7 Setembro, 2019 - 15:00 a 16:30
Museu Geológico
Visita comentada com o objetivo de dar a conhecer ao público um dos mais antigos e talvez dos menos conhecidos Museus de Lisboa, a sua história e as suas coleções, em particular as que dizem respeito à Cidade de Lisboa e ao que podem desvendar sobre ela. O Museu Geológico, situado no 2.º andar do antigo Convento de Jesus em Lisboa, alberga um vasto espólio de fósseis, minerais, rochas e objetos arqueológicos, alguns de elevado valor científico reconhecido internacionalmente. Instalado no local onde funcionou desde 1859 a Comissão Geológica do Reino, criada em 1857 sob a tutela do Ministério das Obras Públicas então chefiado por Fontes Pereira de Melo, as suas coleções são constituídas principalmente por exemplares recolhidos no âmbito dos trabalhos das Comissões Geológicas e organismos que lhe sucederam (Serviços Geológicos de Portugal, Instituto Geológico e Mineiro e LNEG, IP.), destacando-se entre outras, as contribuições de Carlos Ribeiro, Nery Delgado, Paul Chottat, Berkeley Cotter e Georges Zbyszewski.

Parceiro: Museu Geológico

Ponto de encontro: Museu Geológico, Rua da Academia das Ciências, Nº 19 – 2º

Atividade gratuita mediante inscrição - máx. 20 pessoas

Informações e inscrições:

ROTEIROS DO CONHECIMENTO
Programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da Cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras, que convida os portugueses a descobrirem o património nacional. Coordenado pelo MUHNAC-ULISBOA esta é uma iniciativa organizada em estreita parceria com entidades de Norte e a Sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

ORGANIZAÇÃO