Herbário Indiscreto: segredos do século XIX da cidade do Porto guardados na coleção do MHNC-UP

Jun/14 10:00 - Jun/14 11:30
PORTO | Jardim da Cordoaria

Roteiros do Conhecimento 2019 - PORTO

Sexta, 14 Junho, 2019 - 10:00 a 11:30
PORTO | Jardim da Cordoaria

Os Herbários – coleções científicas de plantas, algas ou fungos secos e prensados – surgem pela primeira vez na cidade do Porto no século XIX, preparadas quer por amadores e horticultores aficionados da Botânica, quer por professores liceais ou ligados à Academia Politécnica ou à Escola Médico-cirúrgica do Porto. Muitas destas coleções tornaram-se icónicas por serem pioneiras e estão hoje agregadas no Herbário do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP). Por outro lado, muitas das suas anotações e etiquetas revelam as personagens e as suas visitas de campo, bem como a forma como era vivida a experiência de conhecimento da Natureza.

Nesta visita, haverá lugar para uma conversa com base em elementos fotográficos e botânicos, que nos transportará pelos vários jardins, boticas e hortos botânicos da cidade do Porto relacionados com o Herbário do MHNC-UP, bem como pelas personagens histórias (botânicos, horticultores, farmacêuticos, médicos e etnobotânicos) que dedicaram muito do seu tempo a compilar informação sobre a flora do Porto e dos seus arredores.

Parceiro: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

Dinamizadora: Cristiana Vieira

Ponto de encontro: Jardim da Cordoaria junto à estátua de Ramalho Ortigão, Porto. Serão feitas pequenas deslocações em torno do Jardim da Cordoaria.

Atividade gratuita mediante inscrição - máx. 20 pessoas

Informações e inscrições:
info@mhnc.up.pt

ROTEIROS DO CONHECIMENTO
Programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da Cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras, que convida os portugueses a descobrirem o património nacional. Coordenado pelo MUHNAC-ULISBOA esta é uma iniciativa organizada em estreita parceria com entidades de Norte e a Sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

ORGANIZAÇÃO