Quanto lixo há na sua praia?

Jun
19
Jun/19 17:30
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

60 Minutos de Ciência com Paula Sobral

Quando: 
Quarta, 19 Junho, 2019 - 17:30
Onde: 
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Esta sessão explora as origens, distribuição e os diversos impactos do lixo marinho e dos microplásticos nos oceanos, quer do ponto de vista económico, quer ecológico e ambiental.
Será abordada a situação do lixo marinho na costa portuguesa, quais os objetos mais encontrados e como podemos agir para prevenir ou reduzir o problema.
Em concreto focar-nos-emos numa plataforma online (lixomarinho.app) para contagem do lixo marinho que pode ser utilizada por qualquer pessoa que, no âmbito da ciência cidadã, queira participar no retrato do lixo marinho na costa portuguesa.

Nota biográfica sobre o orador

Paula Sobral - Bióloga, Doutorada em Ciências do Ambiente, Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente) e investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.Desenvolve investigação em microplásticos e lixo marinho desde 2008 e tem várias publicações científicas sobre o tema. Foi coordenadora do projeto pioneiro “Poizon - Microplásticos e poluentes persistentes. Uma dupla ameaça à vida no mar”, e de vários projectos ao nível nacional como o projecto europeu "MARLISCO - Juntos por um mar sem lixo - sensibilização social e co-responsabilização nos mares europeus", e nos consórcios europeus BASEMAN - Microplastics Analysis in European Waters, e PLASTOX - Direct and indirect ecotoxicological impacts of microplastics on marine organisms. Perita em microplásticos da FCT-MCTES, é membro do GESAMP (Joint Group of Experts on the Scientific Aspects of Marine Environmental Protection – United Nations) e integra o grupo de peritos do 2nd World Ocean Assessment das Nações Unidas tendo colaborado com várias instituições e agências governamentais na implementação da Diretiva Quadro Estratégia Marinha.Fundadora e Presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, promove e desenvolve atividades de divulgação e comunicação de ciência à sociedade sobre o tópico do lixo marinho e dos microplásticos.

 

4ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC - ULisboa).